Dia Nacional da luta contra o câncer – 04 de fevereiro
Dia Internacional de luta contra o câncer infantil – 15 de fevereiro
O dia 04 de fevereiro é marcado e celebrado por uma importante iniciativa global organizada pela União Internacional Mundial para o controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada em 2005.
Esta iniciativa tem por objetivo estimular a conscientização e educação mundial sobre o câncer, além de estimular ações governamentais e individuais com intuito de fomentar mobilizações para a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento precoce e controle do câncer (UICC, 2015).
Citam-se algumas estratégias produzidas através de campanhas:
- 2015 Escolha a saúde
- 2016 Nos podemos. Eu posso
- 2017 Câncer Infantojuvenil: sinais, sintomas e diagnóstico precoce
- 2018 Fake News, saúde e câncer
- 2019 Eu sou eu vou
- 2020 Eu sou, 20 anos do dia mundial do câncer
- 2021 Desafios 21 dias para sua saúde (INCA, 2022).
Destaca-se que estas estratégias são de fundamental relevância para o controle do câncer em todo o mundo.
Em 2022, a campanha “Eu sou e eu vou – juntas, todas as nossas ações são importantes”, abordará as ações a respeito da temática equidade no controle do câncer durante toda a linha do cuidado oncológico com o principal objetivo de discutir o acesso a serviços de atendimento ao paciente com câncer de forma mais equânime (igualitária) para todos.
O dia 15 de fevereiro é uma outra data importante pois trata-se do dia internacional de luta contra o câncer infantil, o qual foi instituído pela Childhood Cancer International (CCI) desde 2001, representando uma campanha global de conscientização sobre o câncer infantil, bem como uma estratégia de destacar o apoio às crianças, adolescentes e suas famílias, com câncer.
Os tipos mais comuns de câncer infantil são as leucemias, os linfomas e os tumores de sistema nervoso central. Destaca-se que, no Brasil, espera-se para cada ano do triênio 2020-2022, número bastante elevados de casos de câncer infantojuvenil, tornando-o líder no ranking de causas de mortes, por doença, entre crianças e adolescentes (INCA, 2020).
Neste sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece assistência gratuita, especializada e integral ao paciente com câncer em todo território nacional. Dentro da equipe multiprofissional, em muitos serviços de saúde, já podemos contar com a assistência do Enfermeiro Estomaterapeuta, um profissional especialista preparado para atender as necessidades das pessoas com câncer dentro das áreas de feridas, estomias, drenos, cateteres e incontinências urinária e anal.
Salienta-se a extrema importância do engajamento de todos os indivíduos, profissionais de saúde e pessoas com câncer nesta grande corrente de conscientização.
Nesta perspectiva, pensando que o câncer pode gerar muitas demandas e complicações à saúde dos pacientes, o enfermeiro Estomaterapeuta tem um papel fundamental no cuidado ao paciente oncológico, atuando, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida do paciente, a partir de suas habilidades e conhecimento técnico-científico diferenciado.
A SOBEST® apoia esta iniciativa!
#estomaterapia #sobest #DiaMundialdoCâncer #EuSoueEuVou
Profª Dra. Déborah Machado dos Santos
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST® e Presidente Seccional e Diretor do Conselho Científico da Seção SOBEST®/RJ
Profª Dra. Carolina Cabral Pereira da Costa
Estomaterapeuta TiSOBEST® e Membro do Conselho Científico da Seção SOBEST®/ RJ