Imprensa

Entrevista com Porfª Vera Lúcia Gouveia dos Santos sobre premiação SOBEST Medalha de Bronze pelo JWC

Entrevista com Profª Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos sobre a premiação JWC WUWHS AWARDS

Apresentamos com exclusividade a entrevista da Presidente da SOBEST Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas com a Profa Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos, membro emérita e fundadora da SOBEST – Associação Brasileira de Estomaterapia. Vamos ouvir o relato sobre o início da associação e o orgulho em receber um  prêmio internacional da Journal of Wound Care (JWC).

Portal da Enfermagem

Reflexões sobre a Pandemia

Entre tantos desafios, chegamos a este momento tão desejado, a vacinação contra o vírus SARS-COV2. A descoberta e produção de uma vacina depende do trabalho de muitos pesquisadores que se dedicam a esta grande missão nestes tempos de disrupção.Tempos difíceis, complexos, assustadores, já que o inimigo é invisível e percorreu todo o planeta.

Janeiro Branco: Saúde Mental

Janeiro Branco: Saúde Mental

No mês de Janeiro, a saúde mental é colocada em evidência e traz o alerta para colocarmos o cuidado com nossa saúde mental como algo importante que deve ser levado muito a sério. Veja a entrevista com a Dra. Beatriz Yamada – Enfermeira Estomaterapeuta, Psicóloga e Psicoterapeuta, Psicanálise Winnicottiana, Doutora e Mestre em Saúde pela EEUSP, no canal YouTube da SOBEST.

AOESP Edição nº157: Adriane Faresin e Suzana Ferreira

AOESP Edição nº 157

Na coluna mensal da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST presente no Jornal da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo – AOESP traz na edição nº 157 de janeiro de 2021 o texto da Enfª ET Adriane Faresin, sobre os cuidados com a pele no verão e a importância da prevenção e detecção precoce no câncer de pele. Você encontrará também o texto da Enfª Suzana Ferreira referente ao tratamento de Feridas Neoplásicas Malignas em câncer de pele. Desejamos uma boa leitura a todos.

15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

As Práticas Integrativas e complementares de saúde são recursos terapêuticos que buscam estimular os recursos naturais do organismo humano, para prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos de saúde. Foram instituídas no Brasil por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PNPIC baseado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente há 29 práticas integrativas reconhecidas no Brasil e nesse artigo temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esses recursos terapêuticos com a colaboração da enfermeira Silvana Cappelleti Nagai, com vasta experiência no ensino e prática clínica em de práticas integrativas.

Portal da Enfermagem

Janeiro Roxo – Conscientização sobre a Hanseníase

A Campanha Janeiro Roxo tem por objetivo a conscientização sobre a hanseníase e foi oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde, que consolidou a cor roxa para as campanhas educativas sobre a doença. O Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos mundiais, sendo ultrapassado apenas pela Índia. A Sociedade Brasileira de Hansenologia investe em um esforço nacional na divulgação da campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo como sinal de alerta contra a hanseníase.