Imprensa

Reflexões sobre as recomendações para a prevenção de lesões por pressão durante a pandemia de COVID-19

Reflexões sobre as recomendações para a prevenção de lesões por pressão durante a pandemia de COVID-19

A pandemia do novo Coronavírus se caracterizou rapidamente no meio científico como uma doença que tem como principal foco de acometimento o sistema respiratório. Em cerca de 14% dos infectados pelo Sars-CoV-2, a doença se manifesta de maneira agravada, trazendo como consequência a necessidade de uma intervenção médica mais agressiva, podendo levar a necessidade de tratamentos em uma unidade de terapia intensiva (UTI), utilizando com frequência ventilação não invasiva (VNI) e intubação com consequente suporte em ventilação mecânica.

Complicação na pele ao redor do estoma não é normal: peça ajuda!

Complicação na pele ao redor do estoma não é normal: peça ajuda!

O jornal da Associação de Ostomizados do Estado de São Paulo – AOESP publicou no mês de Maio (162⁰ edição) o tema: “Complicação na pele ao redor do estoma não é normal: peça ajuda!” escrito por Profa Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos – Diretora do Departamento de Relações Internacionais da SOBEST e Enfª ET Magali Thum – Secretária Adjunta – Diretoria da SOBEST.

Semana Mundial da Continência

Semana Mundial da Continência

O jornal da Associação de Ostomizados do Estado de São Paulo – AOESP publicou no mês de Maio (162⁰ edição) o tema: “Semana Mundial da Continência” escrito por Marta Lira, Daisy Barreiros, Luciana Pacheco e Glória Marcondes – Integrantes da Seção São paulo SOBEST.

Revista Reação Vacinação contra covid 19 Pessoas com deficiência Edson Maruyama

A vacinação contra COVID-19 e as pessoas com deficiência

Vivemos um momento ímpar na história brasileira. A pandemia do coronavírus é nossa realidade há mais de um ano, e a julgar pelos números apresentados, esta é uma realidade que perdurará por um tempo. Estamos cansados, estressados e desejando que esse cenário mude o mais rápido possível. Vemos nas vacinas a esperança de dias melhores, de retomarmos nossas vidas e como uma maneira de eliminarmos essa doença que já provocou tantos problemas e sofrimento às pessoas de todo planeta.

A importância das associações científicas para os profissionais de enfermagem

A importância das associações científicas para os profissionais de enfermagem

As associações surgiram da necessidade de ampliar o contato e o conhecimento científico entre os profissionais, preservar a história da ciência e gerar estímulos e condições de desenvolvimento científico das especialidades.  As Associações de especialistas  investem em atividades científico-culturais por meio de eventos, estímulo à pesquisa, titulação dos especialistas, acreditação de cursos e organização de redes sociais entre seus associados, empresas de tecnologias e associações internacionais.

Artigo Científico Saúde Debate Influência da Diabetes Melitus e Incontinência Urinária

ARTIGOS CIENTÍFICOS – “Influência do diabetes mellitus na incontinência urinária”

O diabetes mellitus – DM e a incontinência urinária – IU são considerados um importante problema de saúde pública. A Federação Internacional de Diabetes – IDF estimou que 8,8% da população mundial, cerca de 429,9 milhões de pessoas entre a faixa etária de 20 a 79 anos viviam com diabetes mellitus em 2017 (IDF, 2017), a estimativa para 2045 é um número superior a 628,6 milhões pessoas com diabetes.

Colunista SOBEST AOESP Importância de identificar e avaliar angulo de drenagem da estomia intestinal

AOESP – Abril – 160ª edição

O jornal da Associação de Ostomizados do Estado de São Paulo – AOESP publicou no mês de abril (160⁰ edição), o tema: “a importância de identificar e avaliar o ângulo de drenagem na estomia intestinal” escrito pela Enfa Estomaterapeuta Rosaura Paczek – Presidente Seccional e Diretora do Conselho Científico da Seção SOBEST RS. 

Imprensa SOBEST Cateterismo Vesical Intermitente Limpo

Cateterismo Vesical Intermitente Limpo

O cateterismo vesical intermitente limpo (CVIL) é uma técnica utilizada para esvaziar a bexiga ou um reservatório urinário criado através de cirurgia, introduzindo um cateter (sonda) pela uretra até chegar na bexiga, ou de um estoma continente (por exemplo, Mitrofanoff). Por Gisele Regina de Azevedo.