O enfermeiro interessado em realizar um curso de pós-graduação na área de enfermagem em estomaterapia deve selecionar aqueles devidamente acreditados pela SOBEST/WCET ou aqueles cujo projeto esteja em fase de análise.
Estes programas são teóricos e práticos e devem estar em conformidade com os preceitos estabelecidos pelo WCET®. São ainda submetidos a uma análise criteriosa feita por uma comissão designada pelo Departamento de Educação da SOBEST®, a fim de serem realizados os ajustes necessários para a acreditação junto ao WCET®.
Após a adequação de conteúdo e início das atividades do curso é realizada uma visita da SOBEST para avaliação da estrutura geral do curso: campos de estágio, reunião com coordenação e alunos, biblioteca, laboratórios, etc.
Desde 2011, por ocasião do IX Congresso Brasil. de Estomaterapia, o WCET® outorgou o Memorandum of Understanding (MOU). A partir deste memorando, o WCET® reconhece automaticamente todos os cursos acreditados pela SOBEST®.
Cursos de estomaterapia de universidades acreditadas garantem o cumprimento das exigências do WCET® e os alunos egressos são reconhecidos como estomaterapeutas junto à SOBEST® e portanto poderão se associar como MEMBRO PLENO ou candidatar-se ao título de especialista – Ti[SOBEST], título esse concedido única e exclusivamente pela SOBEST® e também pode solicitar sua certificação internacional. Esta certificação é um grande diferencial da especialidade.
Os alunos egressos antes da acreditação passam a ter direitos a realizar o concurso para o TiSOBEST, assim que for oficializada a acreditação junto ao WCET®.
Informações sobre funcionamento dos cursos (carga horária, datas de início e término, sistema de oferecimento, etc) devem ser obtidas diretamente nas universidades.
Quaisquer outras dúvidas sobre o processo de formação do enfermeiro estomaterapeuta podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].
No Brasil é recomendado que os Cursos de Especialização em Estomaterapia sejam acreditados pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST®). Desde 2011, por ocasião do IX Congresso Brasileiro de Estomaterapia, o World Council of Enterostomal Therapits (WCET®) outorgou o Memorandum of Understanding (MOU). A partir deste memorando, o WCET® reconhece automaticamente todos os cursos acreditados pela SOBEST®.
Para abertura de novos cursos de especialização é necessário seguir as normas educacionais vigentes no país estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura para cursos Latu Senso, as diretrizes curriculares estabelecidas pelo WCET® e orientações da SOBEST®.
A SOBEST® disponibiliza orientação curricular, realiza assessoria e consultoria para as instituições de ensino que tenham interesse em implantar Cursos de Enfermagem em Estomaterapia. Essas orientações devem ser solicitadas diretamente para o Departamento de Educação da SOBEST®.
A acreditação proposta pela SOBEST®/WCET® tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista.
Após a acreditação inicial, o curso passa continuamente por processos de avaliação e análise e quando acreditados pela SOBEST®/WCET®, recebem uma certificação internacional.
Conheça na íntegra, as DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA.
A pedido, WCET fornecerá certificados Especialista em Enfermagem em Estomaterapia (ETNEP) para egressos de cursos aprovados pela WCET. Para solicitar os certificados, o coordenador do curso deve enviar o formulário abaixo preenchido ao Presidente do Comitê de Educação da WCET por meio do e-mail [email protected].
Os detalhes fornecidos serão verificados em relação aos registros do curso junto ao WCET. Os certificados aprovados serão enviados diretamente ao coordenador do curso (ou representante indicado) em formato PDF por e-mail.
Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.