Seja bem-vindo à Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST)

Quem Somos

A Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST é uma instituição de caráter científico e cultural que abrange as áreas de estomias, feridas e incontinências anal e urinária, fístulas, cateteres e drenos.

A Estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro voltada a ações de promoção e atenção integral à saúde, em seus aspectos preventivo, curativo e de reabilitação e a SOBEST é a instituição que representa a especialidade no Brasil e é reconhecida internacionalmente.

Fundada em 1992, a SOBEST está alicerçada nos preceitos éticos e científicos estabelecidos e preconizados mundialmente para a Enfermagem em Estomaterapia. Está presente em vários estados brasileiros por meio das Seções SOBEST.

O que Fazemos

Desde a sua fundação, a SOBEST mantém atividades científicas regulares por meio de simpósios, congressos nacionais e internacionais e cursos de aprimoramento.

Em 2007 iniciou a valorização do estomaterapeuta pelo Título de Especialista em Estomaterapia – TiSOBEST, cujos critérios foram estabelecidos e aprovados na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da SOBEST, em 25 de setembro de 2009. A obtenção da titulação ocorre por meio de exame de qualificação dos egressos de cursos de pós-graduação lato sensu de instituições de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Conselho Nacional de Educação, que seja acreditado ou em processo de acreditação pela SOBEST e pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET). O exame de qualificação para a titulação envolve a avaliação do memorial documentado e provas teórica e de habilidades clínicas, realizadas anualmente, durante os eventos científicos da SOBEST e divulgados por edital no site da associação.

Em 2011 foi reconhecida e oficialmente passou a representar o Conselho Mundial de Estomaterapeutas (World Council of Enterostomal Therapists – WCET) na assessoria e acreditação de cursos de especialização (lato sensu) em Estomaterapia no Brasil. Cursos acreditados pela SOBEST e seus egressos recebem certificação do WCET.

Possui o único periódico científico especializado na área de estomaterapia da América Latina, a Revista Estima – Brazilian Journal of Enterostomal Therapy, atualmente classificado com o QUALIS B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e indexado em sete bases de dados.

A SOBEST tem uma Comissão de Ética que foi constituída pela necessidade de elaborar Diretrizes Éticas para o Exercício da Enfermagem em Estomaterapia devido ao crescimento e reconhecimento da especialidade em todo o território nacional.

Missão

Ser referência na área de Estomaterapia no Brasil, promover o conhecimento para enfermeiros especialistas, generalistas e outros profissionais da área da saúde e atuar na defesa dos interesses de seus associados e da comunidade que necessita de cuidados em estomias, feridas, incontinências anal e urinária, fístulas, cateteres e drenos.

Visão

Garantir o progresso e respeitabilidade da especialidade na comunidade científica e assistencial, por meio do incentivo à formação de excelência do enfermeiro estomaterapeuta, de acordo com as recomendações do WCET.

Valores

Respeitar o código de ética do exercício da enfermagem no Brasil, os preceitos éticos e filosóficos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e do Conselho Mundial de Estomaterapeutas (World Council of Enterestomal Therapists – WCET), entidades as quais está vinculada. Responsabilidade social, competência profissional e compromisso com a assistência, ensino, pesquisa e com a prática baseada em evidências científicas.

SOBEST – ORGULHO DA ESTOMATERAPIA BRASILEIRA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA – SOBEST, sede na Rua Antonio de Godoy, 35 – 1º andar conj. 102, no bairro: Centro, na cidade de São Paulo/SP, inscrita sob o CNPJ  67.832.063/0001-85, entidade sem fins lucrativos, considerada Utilidade Pública Municipal, Estadual e Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde conforme Portaria nº 1.074 de 17/07/2018.