O World Union of Wound Healing Societies – WUWHS (União Mundial das Sociedades de Cicatrização de Feridas) promove seu congresso a cada quatro anos. Em 2022 o congresso aconteceu em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, nos dias 1 a 5 de março, foi o seu primeiro encontro em formato híbrido (presencial e online) de tratamento de feridas no mundo, após a pandemia do COVID-19.
A Confederação Latino-Americano de feridas, estomias e incontinência – COMLHEI® participou ativamente levando ao WUWHS temáticas sobre a América-Latina, e nesta oportunidade, a Profa. Sandra Marina representou o Brasil, única enfermeira estomaterapeuta brasileira a participar presencialmente do evento, compartilhou sua pesquisa sobre a “Experiência no recadastramento de pessoas com estomia no estado do Piauí – Brasil: Dados e resultados”.
Dra Sandra Marina Gonçalves Bezerra é pesquisadora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representante brasileira no World Council of Enterostomal Therapists – WCET® e Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST®
Com grande emoção, a Profa Dra Sandra Marina ressalta: “A minha pesquisa é fruto de uma parceria entre UESPI, FMS e HGV, que recadastra e avalia todos os pacientes com estomias intestinais. O curso de Enfermagem, especialização em Estomaterapia e residência em Coloproctologia, ampliam horizontes para um trabalho integrado e único que beneficiará vários pacientes”.
Nesta oportunidade aconteceu também a premiação da JWC Awards, onde a SOBEST® mais uma vez é reconhecida como a Sociedade mais progressista pelo JWC WUWHS, em uma escalada do bronze em 2021 para a condecoração de prata em 2022.
Esse prêmio é o reconhecimento de uma associação que, desde sua fundação em 1992, cresce progressivamente no desenvolvimento de atividades que contribuem para a valorização da especialidade no Brasil, tanto assistenciais quanto em pesquisas nas áreas de estomias, feridas e incontinências.
São os esforços individuais e coletivos que levam à visibilidade a SOBEST® como órgão de representação dos estomaterapeutas brasileiros.
Parabenizamos a todos os associados, as seções e diretoria da SOBEST®, somos Medalha de Prata, está conquista é de todos!
Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST (Gestão 2021-2023)
Membro do Comitê de Educação do World Council of Enterostomal Therapists – WCET (desde 2011)