No dia 16 de Novembro, celebramos o Dia Nacional dos ostomizados, uma data de grande importância para todos nós.
Essa data, que marca a luta contra o preconceito e desinformação, é um dia de reflexão e debates acerca do cenário atual, que sabemos que destoa do ideal.
A pessoa com estomia é considerada, através dos Decretos nº 3.298/2004 e nº 5296/2004, pessoas com deficiência física e devem ter seus direitos garantidos, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI. Mas, na prática, sabemos de todas as dificuldades enfrentadas diariamente para termos acessos a direitos básicos e fundamentais para dignidade dos ostomizados.
Não aceitaremos mais nenhum direito a menos!
Não existe mais possibilidade de resistir a esse cenário vergonhoso que as pessoas com ostomia vivem. Muitas são as pautas que estão sendo debatidas a nível nacional sobre nossos direitos!
E com certeza iremos avançar, considerando inclusive, a realização da Conferência Nacional em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência, que aconteceu em outubro, subsidiada pelas conferências regionais e os encaminhamentos propostos para o fortalecimento dos diálogos já iniciado pelo MOBR com os atores que devem resguardar a dignidade da pessoa com ostomia.
O MOBR reafirma o compromisso em defesa e garantia dos direitos já conquistados e por novas políticas públicas efetivas para o segmento, assim como pelo fortalecimento de todas as instituições que lutam diariamente pelas pessoas com ostomia em todo Brasil.
Viva todas as pessoas com estomia do Brasil!
Vamos juntos, construindo acessos e garantindo direitos!
Nada sobre nós, sem nós!
Ana Paula Batista
Presidente do Movimento Ostomizados BR