Movimento Ostomizados do Brasil: Assembleia de Fundação do Movimento Ostomizados do Brasil

Movimento Ostomizados do Brasil: Assembleia de Fundação

No dia 17 de junho, o Movimento Ostomizados do Brasil – MOBR realizou sua Assembleia de Fundação do MOBR, oficializando a iniciativa. O MOBR, foi idealizado em outubro de 2019 e lançado em 12 fevereiro de 2020, reunindo várias pessoas com ostomia e associações situadas no Distrito Federal, Amazonas, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá e Paraná. Sua missão é a aliança na defesa da garantia dos direitos das pessoas com ostomia por meio de políticas públicas e ações par o segmento.

Temos uma estimativa de 400 mil pessoas com ostomia no Brasil, de acordo MS/2018, que vivem à beira da invisibilidade, além disso, estávamos fragmentados. Hoje as pessoas com ostomia, sejam elas, traqueostomizadas, urostomizadas, laringectomizadas, colostomizadas, ileostomizadas e outros, estão unidas e com representatividade de fato e direito com a oficialização do Movimento Ostomizados do Brasil – MOBR. Seguiremos na luta, em aliança com todos os setores, porque pessoas ostomizadas importam.

“Faço uma ressalva a parceria estabelecida entre o MOBR e Sobest, que nos fortalece mais, levando em consideração que as necessidades das pessoas com ostomia perpassam a discussão só sobre produtos. Queremos especialistas acreditados e inclusão plena”.

Ana Paula Batista
Idealizadora e Coordenadora Nacional do Movimento Ostomizados BR – MOBR