Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio

Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência química da nicotina que está presente nos produtos à base de tabaco. De acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde [CID-11], ela integra o grupo dos “transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento” devido ao uso de uma substância psicoativa. Também é considerada como a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – reporta que o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano, sendo que destes, 1,2 milhões ocorrem em decorrência de exposição ao fumo passivo. Também aponta que o mundo possui mais de um bilhão de fumantes, e 80% vivem em países com baixa ou média renda.

O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum), cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos, dentre eles o cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, tabaco para narguile, rapé, fumo de rolo, dispositivos eletrônicos para fumar, entre outros. Uma vez no organismo, a nicotina pode se espalhar para todos os tecidos do corpo, como pulmão, cérebro, pele e outros. Ela também é encontrada na saliva, suco gástrico, leite materno, músculo esquelético e líquido amniótico. Além disso, a fumaça do cigarro contém uma mistura com milhares de substâncias tóxicas diferentes, dentre elas, o alcatrão, um derivado comprovadamente cancerígeno. 

O consumo do tabaco está associado às doenças crônicas não transmissíveis, além do desenvolvimento de outras enfermidades, tais como  tuberculose, infecções respiratórias, úlceras gastrointestinais, impotência sexual, infertilidade, osteoporose, catarata, entre outros. Além disso, o tabagismo também contribui para a evolução de diversos tipos de câncer, como de bexiga, de esôfago, de rim e ureter, de laringe, além dos cânceres de traqueia, brônquios e pulmão.

No Brasil, aproximadamente 450 pessoas morrem por dia devido ao tabagismo. Seu uso gera um prejuízo de mais de 125 bilhões de reais em custos aos serviços de saúde, sendo que mais de 160 mil mortes poderiam ser evitadas por ano.

A doença também pode afetar as pessoas com feridas ou lesões de pele, uma vez que ele atrasa o processo cicatricial. O uso da nicotina reduz o fluxo de sangue no local da lesão, prejudicando a oxigenação do sangue, o aporte de vitaminas e diminuindo o metabolismo do colágeno. Ademais, o consumo do tabaco contribuiu para a presença das infecções, retardando ainda mais a cicatrização.

 Diante de todos esses males, em 1987 foi instituído pela OMS o “Dia Mundial sem Tabaco”  em 31 de maio, como uma maneira de alertar sobre os riscos do consumo de tabaco e conscientizar a população em relação às doenças e mortes evitáveis ligadas ao tabagismo.

 Para todos os interessados em parar de fumar, o Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito aos dependentes da nicotina como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde onde o serviço está disponível.

REFERÊNCIAS:

https://www.inca.gov.br/tabagismo

MARTINS, S. R. Nicotina: o que sabemos? Nota técnica sobre a nicotina. ACT Promoção da Saúde. Rio de Janeiro: 2022. 48p. Disponível em: <https://actbr.org.br/uploads/arquivos/ACT-Nicotina-NotaTecnica-%284%29.pdf> Acesso em: 30 Mai. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Classification of Diseases 11th Revision. The global standard for diagnostic health information. Available at: https://icd.who.int/en Access in: 30 MAi. 2022.

Enf ET Edson Maruyama Diniz

Edson Maruyama Diniz, enfermeiro estomaterapeuta, atuando na Prefeitura Municipal de São Paulo em uma Unidade de Atenção Domiciliar. Atua como Assessor no Departamento de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST e como Editor de Marketing em Mídias Sociais para a Revista Estima. Escreve sobre Estomaterapia na página @estomaterapiapravc no Instagram.

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.