O National Pressure Injury Panel (NPIAP) reúne anualmente profissionais ao redor do mundo para discutir boas práticas e conhecimento científico na temática lesão por pressão.
Este ano a NPIAP abordou as novas descobertas em prevenção e tratamento de lesão por pressão em sua Conferência anual que aconteceu nos dias 17 e 18 de março de 2022, na Flórida – Estados Unidos.
O Brasil foi representado pela Enfª Estomaterapeuta Aline Ramalho, que apresentou 3 trabalhos oriundos de pesquisas desenvolvidas no Brasil.
O trabalho proveniente do projeto de mestrado de Aline Ramalho, sob a orientação da Profª Dra. Paula Cristina Nogueira foi premiado como a melhor pesquisa apresentada durante a conferência.
A pesquisa discorre sobre a prevalência de lesões por pressão antes e durante a pandemia de COVID-19, evidenciando aumento expressivo na ocorrência de lesões, tanto relacionadas a posicionamento quanto as decorrentes do uso de dispositivos para assistência à saúde.
Aline Ramalho relata: “Esta é a quarta vez que tenho a honra de participar da conferência anual da NPIAP e representar o meu país e a Estomaterapia brasileira.
É simplesmente incrível estar ao lado de pessoas que dominam esta temática de forma tão expressiva.
O Enfermeiro Estomaterapeuta está na vanguarda dos cuidados com prevenção e gestão das Lesões por Pressão e é fundamental que busquemos beber destas fontes de conhecimento e ainda mais, compartilhar com o mundo nossas práticas, desafios e dificuldades.”
Parabenizamos a Enfª Estomaterapeuta Aline Ramalho e sua orientadora pela pesquisa e premiação.
Aline Ramalho
Enfermeira estomaterapeuta pela FMABC
Especialista em Oncologia e Hematologia – HIAE
Mestranda do Programa de Enfermagem na Saúde do Adulto – EEUSP
Pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Segurança do paciente pelo IEP HSL
Enfermeira estomaterapeuta e coordenadora do comitê de integridade da pele do Hospital Sírio Libanês