O Enfermeiro Estomaterapeuta no Atendimento Integral às Pessoas Vítimas de Queimaduras

O Enfermeiro Estomaterapeuta no Atendimento Integral às Pessoas Vítimas de Queimaduras

No mundo, ocorrem cerca de 180 mil óbitos por ano em decorrência de lesões causadas por queimaduras. No Brasil, estima-se aproximadamente um milhão de acidentes com queimaduras por ano (1,4). No Centro de Tratamento de Queimados do município de Fortaleza, que atende todo o estado do Ceará, foram registradas, em 2024, 2.341 vítimas de queimaduras, das quais 652 necessitam de internação hospitalar.

Apesar da maioria dos centros especializados pertencer ao sistema público de saúde, ainda é urgente a ampliação desses serviços, o fortalecimento da atenção primária e secundária e a regionalização da assistência às vítimas de queimaduras (5).

Diante dessa realidade alarmante e considerando o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho e instituído pela Lei nº 12.026/2009, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove, anualmente, a campanha Junho Laranja. Essa iniciativa tem o objetivo de alertar a população e as autoridades sobre os riscos dos acidentes com queimaduras, os traumas que podem causar, além de divulgar medidas de prevenção e tratamento. Todos os anos, uma temática central é escolhida, com recomendações e orientações sobre cuidados emergenciais e acompanhamento em serviços de saúde, a temática deste ano de 2025 abordará a violência contra a mulher com o slogan: “Marcas do corpo, feridas na alma”(6).

Embora as queimaduras sejam um importante problema de saúde pública, o tema tem sido pouco explorado nos últimos anos, resultando em escassez de literatura atualizada. Essa lacuna interfere nos processos decisórios clínicos, impactando negativamente a população, o sistema de saúde e a economia — sobretudo quanto à escolha assertiva do tratamento tópico, essencial para a cicatrização adequada e redução de complicações (2).

O atendimento à pessoa vítima de queimaduras demanda uma equipe multiprofissional, cujas ações integradas são fundamentais para a recuperação clínica. Nesse contexto, destaca-se o papel do Enfermeiro Estomaterapeuta, profissional que tem ampliado sua visibilidade por meio de boas práticas e evidências científicas no manejo das queimaduras. Sua atuação contribui diretamente para a reestruturação e manutenção da integridade da pele, além da prevenção de complicações e sequelas.

Esse especialista atua na assistência a pessoas com lesões cutâneas complexas, tanto agudas quanto crônicas, abrangendo as etapas de prevenção, tratamento e reabilitação — o que torna sua presença estratégica no cuidado às queimaduras, que exigem avaliações sistêmicas e abordagens multifatoriais.

Entre as contribuições específicas do Enfermeiro Estomaterapeuta no cuidado integral às vítimas de queimaduras, destacam-se:

  • Avaliação da gravidade e extensão das queimaduras, colaborando com a equipe multiprofissional na definição da linha de cuidado mais adequada: internação hospitalar, acompanhamento ambulatorial ou necessidade de procedimentos especializados, como balneoterapia, desbridamentos e enxertos de pele autóloga;
  • Padronização dos processos de limpeza das lesões e definição dos fluxos para o uso de coberturas apropriadas, conforme o estágio clínico da queimadura, utilizando técnicas específicas para promover a cicatrização, prevenir infecções e empregar terapias adjuvantes;
  • Orientação sobre os cuidados com a pele durante o processo de reparação tecidual, prevenindo complicações e promovendo a recuperação;
  • Acompanhamento da evolução das lesões durante a reabilitação, com foco na prevenção de sequelas e contraturas cicatriciais, além de apoio à reinserção social;
  • Contribuição no controle da dor, por meio de tecnologias e técnicas que garantem trocas atraumáticas de curativos;
  • Educação do paciente e de seus familiares quanto aos cuidados prolongados a serem mantidos no domicílio e contribui na educação permanente da equipe de saúde.

Nesse contexto, o Enfermeiro Estomaterapeuta exerce um papel essencial na reabilitação e no cuidado especializado às vítimas de queimaduras. Sua atuação contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, prevenção de complicações e promoção do cuidado integral. Esse profissional é indispensável nas equipes dos Centros de Tratamento de Queimados, especialmente na condução segura de técnicas como a balneoterapia, considerada padrão ouro na limpeza de lesões.

A Estomaterapia, portanto, deve estar presente em todas as fases da linha de cuidado à pessoa queimada — desde a prevenção, atenção básica até os níveis de média e alta complexidade — , consolidando-se como uma especialidade estratégica e essencial para uma assistência de qualidade

Referências

1. NSW Statewide Burn Injury Service. Clinical guidelines: burn patient management. 4th ed. Chatswood, NSW: Agency for Clinical Innovation; 2019 [updated 2024 Feb; cited 2025 May 30]. Available from: https://www.aci.health.nsw.gov.au

2. American Burn Association. Advanced Burn Life Support (ABLS) provider manual. 2018 update. Chicago: American Burn Association; 2018.

3. Costa PPC, Brito TJL, Silva LS, Guimarães PRB, Nogueira LA, Kalinke LP. Validação de conteúdo e aplicabilidade de protocolo de cuidados de enfermagem a vítimas de queimaduras. Estima – Braz J Enterostomal Ther. 2023;21\:e1402.

4. Secundo CO, Silva CCM, Feliszyn RS. Protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente queimado na emergência: revisão integrativa da literatura. Rev Bras Queimaduras. 2019;18(1):39-44.

5. Silva JAC, Lima AVM, Borborema CPL, Cunha LM, Martins MM. Perfil dos pacientes atendidos por queimaduras em um hospital de referência no norte do Brasil. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(3):198-202.

6. Sociedade Brasileira de Queimaduras. Junho Laranja \[Internet]. São Paulo: SBQ; 2025 \[cited 2025 May 22]. Available from: [https://sbqueimaduras.org.br/junho-laranja](https://sbqueimaduras.org.br/junho-laranja)

Carlos André Lucas Cavalcanti


Carlos André Lucas Cavalcanti

Enfermeiro Estomaterapeuta pela Universidade Estadual do Ceará-UECE Mestre em Saúde da Criança do Adolescente pela Unicersidade Estadual do Ceará-UECE
Residência em Pediatria pela Escola de Sáúde Pública do Ceará – Hospital Infantil Albert Sabin
Habilitado em Queimaduras pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP Chefe do Núcleo de Enfermagem do Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr José Frota – Fortaleza – CE Enfermeiro Assistencial da Balneoterapia do Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr José Frota- Fortaleza – CE Professor das Pós-Graduações em Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Federal Do Ceará-UFC, Universidade Estadual Do Ceará-UECE e Faculdade Rodolfo Teófilo – FRT

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.