Queimaduras e a Assistência do Especialista

Queimaduras e a Assistência do Especialista

As queimaduras são ocasionadas por agentes térmicos, químicos, elétricos e radiação, causando lesões e danos cutâneos, com destruição parcial ou total da pele, destruindo a primeira barreira do organismo contra agentes infecciosos, além de alterar a homeostase hidroeletrolítica.

Para avaliar o grau de comprometimento, as queimaduras são classificadas de acordo com a extensão e profundidade do dano causado. São elas: primeiro grau, acomete somente a epiderme; segundo grau, envolve a epiderme e parcialmente a derme; e terceiro grau, atinge todas as camadas da pele.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, as queimaduras estão em quarto lugar como tipo de trauma mais comum, tornando-se assim um problema de saúde pública. Causando cerca de 180.000 mortes por ano, a maioria das quais ocorre em países de baixa e média renda e quase dois terços nas regiões africanas e asiáticas.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), por ano ocorrem um milhão de casos de queimaduras, e apenas 10% procuram atendimento hospitalar; destes, 2.500 casos vão a óbito de forma direta ou indireta em consequência das lesões. Estão entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil, ocorrendo em maior incidência em ambiente doméstico e na população adulta e idosa, sendo as principais causas as escaldaduras por líquidos quentes ou relacionadas à violência doméstica.

Embora a maioria das queimaduras sejam pequenas e de baixa mortalidade, as queimaduras maiores, mesmo as de espessura parcial, necessitam de cuidados especializados devido à alta mortalidade e por levar a resultados desfigurantes, como cicatrizes hipertróficas, queloides e contraturas.

O tratamento é um desafio tanto pelas lesões apresentadas, como pelas muitas complicações que esse tipo de trauma pode vir a desencadear, como sequelas importantes que podem interferir na qualidade de vida dessas pessoas. Torna-se indispensável uma abordagem integral e multidisciplinar à pessoa vítima de queimadura que deve ser avaliada em todos os aspectos (físico, econômico e social).

O Enfermeiro Estomaterapeuta possui habilidades especializadas para cuidar de forma técnica-científica a pacientes vítimas de queimadura, ele atua na avaliação, tratamento, gerenciamento das lesões, e ainda, contribuindo significativamente para a recuperação do paciente de forma integral.

Enfa Estomaterapeuta TISOBEST Amelina Belchior

Doutoranda e Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Segurança do Paciente Tecnologia e Cuidados Clínicos – SETECC (UECE). Secretária da SOBEST seccional Ceará– gestão 2024-2026.

Referências Bibliográficas:

Brasil. Ministério da Saúde. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2012 [acessado em 18 mai. 2024]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_tratamento_emergencia_queimaduras.pdf

Cruz BF, Cordovil PBL, Batista KNM. Perfil epidemiológico de pacientes que sofreram queimaduras no Brasil: revisão de literatura. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(4):246-50.

Hermans MHE. An Introduction to Burn Care. Adv Skin Wound Care. 2019;32(1):9-18.

Sociedade Brasileira de Queimaduras. Prevenir para Evitar: Manual de Prevenção de Queimaduras [Internet]. Sociedade Brasileira de Queimaduras; [acessado em 17 mai. 2024]. Disponível em: https://www.sbqueimaduras.org.br/material/1331.

Vale ECS. Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista. An Bras Dermatol. 2005;80(1):9-19.

Wasiak J, Lee SJ, Paul E, Shen A, Tan H, Cleland H, et al. Female patients display poorer burn-specific quality of life 12 months after a burn injury. Injury. 2017;48(1):87-93.

World Health Organization (WHO). Burns fact sheet [Internet]. Genebra: WHO; 2018 [acessado em 18 mai. 2024]. Disponível em: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/burns

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.