Associação Braileira de Enfermagem (ABEn) – Cerimônia de Posse do Conselho Consultivo Nacional de Sociedades e Associações de Enfermagem ou Enfermeiros Especialistas

CERIMÔNIA DE POSSE DO CONSELHO CONSULTIVO ABEn

Você sabe o que é o Conselho Consultivo da ABEn ?

“…Art. 65 O Conselho Consultivo Nacional de Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas é constituído pelo Diretor de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem, pelos Coordenadores dos Departamentos Científicos da ABEn Nacional, e por um representante titular e respectivo suplente das Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas filiadas à ABEn. Art. 66 Ao Conselho Consultivo Nacional de Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas compete: I — promover a articulação das Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas filiadas à ABEn; II — propor programas de intercâmbio, nacional e internacional, com as Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas filiadas à ABEn; III — incentivar a promoção de atividades científicas e culturais das respectivas especialidades; IV — assessorar e prestar consultoria à ABEn, em assuntos relacionados às especialidades, quando solicitado; V — propor diretrizes que visem orientar a inserção do Enfermeiro especialista no mercado de trabalho; VI — indicar o seu representante e respectivo suplente para o CONABEn; VII — elaborar o seu Regulamento, a ser encaminhado à Diretoria da ABEn Nacional. Art. 67 O Conselho Consultivo Nacional de Escolas e Cursos de Enfermagem é constituído pelo Diretor de Educação em Enfermagem da ABEn Nacional e pelos representantes indicados pelos Conselhos Consultivos Estaduais de Escolas e Cursos de Enfermagem de cada Seção. Art. 68 Ao Conselho Consultivo Nacional de Escolas e Cursos de Enfermagem compete: I — assessorar a ABEn em matéria referente ao ensino de Enfermagem em todos os níveis; II — prestar consultoria ao processo de regulação, supervisão e avaliação de Escolas, Faculdades, Departamentos e Cursos de Enfermagem; III — promover integração entre as Escolas ou Cursos de Enfermagem; IV — desenvolver ações junto aos docentes e discentes de Enfermagem para estimular sua participação e associação à ABEn; V— indicar o seu representante e respectivo suplente para o CONABEn; VI — elaborar o seu Regulamento, a ser encaminhado à Diretoria da ABEn Nacional.” (https://www.abennacional.org.br/site/estatuto-2/ )

A Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) terá a honra de compor o Conselho Consultivo Nacional de Sociedades e Associações de Enfermagem ABEn. As representantes SOBEST nesse conselho serão Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas (Presidente 2021-2023) e Sílvia Angélica Jorge (vice-presidente 2021 – 2023).

O Conselho Consultivo Nacional é um marco para os Enfermeiros Especialistas e contou com a representatividade de diversas associações e sociedades: ABENTI, SOBEF, SOBEST, ABRENFOH, ONCO, ABENEURO, SOBENDE, SOBEP, SBGG, SBEO, SOBOP. Parabenizamos a Diretoria da ABEn na pessoa da Presidente ABEn Nacional, Profa. Dra. Sônia Acioli e também todas as sociedades e associações parceiras. Nos sentimos honrados pela possibilidade de participar desse trabalho.

Saiba mais sobre a ABEn, acesse https://www.abennacional.org.br/site/

Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas

Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST (Gestão 2021-2023)
Membro do Comitê de Educação do World Council of Enterostomal Therapists – WCET (desde 2011)

Sílvia Angélica Jorge

Silvia Angélica Jorge
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Vice-presidente da SOBEST – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (Gestão 2021 – 2023)
Diretora de Enfermagem do Centro Integrado de Nefrologia do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas; graduada pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo , Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual de Campinas, Especialização em Estomaterapia pela Universidade Estadual de Campinas, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo

pt_BRPortuguese