Tributo SOBEST a Barbara Braden

Tributo a Barbara Braden

Poucas pessoas têm a oportunidade de ser homenageada em vida. Em nossa profissão de enfermeiras e enfermeiros, oportuna e eventualmente recebemos bençãos, sorrisos ou elogios de pacientes ou familiares e nos damos por satisfeitos na certeza do cumprimento de nosso trabalho. E isso realmente é muito bom e nos dá imensa alegria e nos impulsiona no cumprimento da jornada. 

Todos fazemos a diferença na vida de alguém diante do cuidado. Mas o cuidado muitas vezes nos é facilitado por pessoas que criam diante das necessidades de uma assistência segura e de qualidade.  

Entre essas pessoas destacamos o trabalho da Dra. Barbara Braden, idealizadora da Escala de Braden para prevenção das lesões por pressão. Uma escala de estratificação de risco que reflete o olhar de uma enfermeira preocupada com estratégias de prevenção de eventos adversos aos pacientes vulneráveis.       

Uma preocupação com a vida humana e sua necessidade de cuidado integral envolvendo avaliação sobre percepção sensorial, mobilidade, fricção e cisalhamento, atividade, umidade e nutrição. 

Dra. Barbara Braden, em nome dos enfermeiros e pacientes brasileiros que foram beneficiados pela Escala de Braden na prevenção das lesões por pressão, nosso mais sincero agradecimento. 

Gratidão em nome da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) por sua parceria no Congresso Brasileiro de Estomaterapia e pela possibilidade de convivência e aprendizado.  

Nuvem de Palavras Barbara Braden
Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas

Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST (Gestão 2021-2023)
Membro do Comitê de Educação do World Council of Enterostomal Therapists – WCET (desde 2011)