Teleconsulta especializada em Estomaterapia: Parceria de voluntariado SOBEST e Universidade Estadual do Amazonas

Teleconsulta especializada em Estomaterapia

Manaus está em colapso com o avanço dos casos de Covid-19: as internações e os enterros bateram recordes, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio e pacientes estão sendo enviados para outros estados. Lotados, os cemitérios precisaram instalar câmaras frigoríficas”.

No dia 16 de janeiro de 2021 o Brasil assistia indignado o sofrimento e desespero de centenas de amazonenses diante da escassez de recursos para assistência à saúde na segunda onda da pandemia de COVID-19.

Na noite do noticiário sobre a situação de Manaus, colegas que atuam nos hospitais e universidades da cidade postavam mensagens pedindo apoio e orações. Entrei em contato com estomaterapeutas que atuam em Manaus oferecendo solidariedade em nome da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST e se de alguma maneira poderíamos ajudar.

Foi assim que surgiu a solicitação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para uma parceria SOBEST para atendimentos de teleconsultas com pacientes que estão no domicílio, teleconsultoria para discussão de casos com profissionais dos municípios e teleducação, por meio de aulas de acordo com as necessidades dos profissionais de saúde desses municípios.

A SOBEST enviou mensagem por WhatsApp para todos estomaterapeutas membros da diretoria nacional e seções da gestão atual, verificando o interesse e disponibilidade para a atividade de voluntariado.  Foram enviados um contrato de voluntariado para os interessados e firmado um contrato de parceria entre a SOBEST e a UEA. E foi assim que tudo começou…

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o “voluntariado online permite que organizações e voluntários se associem para enfrentar conjuntamente os desafios para alcançar o desenvolvimento sustentável, em qualquer lugar do mundo, por meio de qualquer dispositivo eletrônico. Todos ganham quando indivíduos qualificados e motivados unem suas forças às de grandes organizações trabalhando em prol das metas de desenvolvimento sustentável. As áreas de atuação podem ser as mais variadas, desde arte e design, tradução, redação e edição, pesquisa, até desenvolvimento tecnológico, estratégia e liderança, ensino e formação, e desenvolvimento e gestão de projetos”.

O trabalho voluntário é uma atividade não remunerada, onde a pessoa dedica parte de seu tempo para compartilhar suas habilidades e conhecimentos em prol da sociedade. É uma oportunidade de reciprocidade e confiança entre pessoas, de troca de informações e experiências que certamente trarão benefícios para os dois lados.

Agradecemos por essa oportunidade de trabalho e encerro com uma frase dessa mulher, exemplo de ação voluntária para minimizar o sofrimento dos vulneráveis pela pobreza:

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” 
Madre Teresa de Calcutá

Para agendamento via WEB ao paciente residente exclusivamente no Estado do Amazonas, clique aqui.

Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas

Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Doutora em Clínica Médica
Área de Ciência Básicas pela Unicamp
Presidente da SOBEST (2021-2023)