SEMANA NACIONAL DE ESTOMATERAPIA

SEMANA NACIONAL DE ESTOMATERAPIA

Acabamos de celebrar mais uma iniciativa da Associação Brasileira de Estomaterapia, a Semana Nacional de nossa especialidade no país.

A Semana Nacional de Estomaterapia foi criada e lançada em uma das gestões de diretoria da Dra Beatriz Farias Alves Yamada, com a vice-presidência da Dra Leila Blanes, em 2003. Completou, portanto, 18 anos!

Durante vários anos, sua comemoração coincidiu com a realização dos Congressos Brasileiros de Estomaterapia (CBE), quando esses aconteciam durante a semana de 25 a 31 de outubro. Desse modo, quase não era percebida pelos participantes, entre os inúmeros subtítulos que acompanhavam o título principal, isto é, do CBE.

A Semana Nacional de Estomaterapia destina-se ao desenvolvimento de atividades científicas, organizadas por estomaterapeutas em diversos pontos do país. Inclui dois marcos temporais que homenageiam duas personagens da Estomaterapia, mundial e brasileira. Seu início corresponde à data da morte de Norma Gill (25 de outubro), fundadora da Estomaterapia mundial, e seu término, ao aniversário de nascimento da Profa Dra Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos (31 de outubro), pioneira da especialidade no Brasil.

Infelizmente, pouco se sabe e se divulga sobre a história da Estomaterapia, principalmente no país! É responsabilidade dos coordenadores dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia, acreditados pela SOBEST®, incluir a história da Estomaterapia mundial e brasileira nos seus conteúdos programáticos. Esse tópico compõe os checklists estabelecidos pela World Council of Enterostomal therapists – WCET® e SOBEST®.  Conhecer a nossa história permite que compreendamos o presente e projetemos o futuro!

Vera Lúcia Gouveia dos Santos

Profª Dra. Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos
Diretora de Relações Internacionais