Semana Nacional da Estomaterapia (25 a 31 de outubro): Vamos saber como surgiu, quem criou e porque foi criada?

Semana Nacional da Estomaterapia

Olá, Estomaterapeuta! Você já ouviu a expressão: “as perguntas movem o mundo. As repostas a gente acha na Google”?  Pois então, deixe-me fazer umas perguntas sobre a estomaterapia. 

Você sabe o que é a Semana Nacional de Estomaterapia – SNE? Quem idealizou? Quando aconteceu? Por que foi criada? 

De verdade, essa é uma história que espero que alguém já tenha lhe contado quando fez sua especialização em estomaterapia. Mas caso não tenha ouvido, responderei tais perguntas porque sou testemunha viva dela. Assim, quando alguém fizer uma busca na rede poderá achar a história contato pelo idealizador. Então, chega comigo. 

Eu serei bem breve, fazendo uma narrativa e, como caça palavras, você encontrará respostas as perguntas acima. 

1 de janeiro de 2002, assumi a presidência da SOBEST® com um grande propósito: divulgar essa especialidade para atender uma missão maior – mais pessoas sendo atendidas por um estomaterapeuta (ET), fui presidente até 31/12/2008. 

Fizemos um grande projeto de comunicação, que incluía site, revista, boletins e eventos. Um certo dia, me veio à mente a criação de uma semana especial que ajudasse na missão maior – naquele tempo o número de ETs ainda era muito restrito no país.  

Pensei: se temos a semana de enfermagem, com Florence e Anna Nery como ícones, podemos ter uma de estomaterapia, a fim de, durante uma semana, realizar muitas atividades científicas e culturais por todo país para promover a especialidade. Ou seja, uma semana suspirando estomaterapia. Além disso, a gente queria comprar uma sede própria, e os eventos eram nossas fontes de renda. A ideia foi super aceita pela diretoria e as cabeças começaram a gastar ATPs para achar uma data e a quem se referir.

Quem melhor que Norma Gill para nos representar? Mas que data, quando? Vamos então ao nascimento, ela nasceu em 26 de junho de 1920 e seu falecimento foi em 25 de outubro de 1998. Contanto sete dias depois, 31, tivemos a felicidade de encontrar o aniversário de uma persona brasileira, 100% envolvida na construção da Estomaterapia. Isso faria todo sentido, pois uma era a mãe da estomaterapia mundial e a outra a mãe da estomaterapia nacional. Bingo! 

Agora era hora de pedir autorização para quem estava viva, a mãe brasileira, profa. Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos. Homenagem aceita, vamos trabalhar.  E assim foi feito: criamos uma SNE com direito logomarca própria, de autoria do Luiz Carlos Rufo (falecido em 2010). Sim, uma linda logomarca cheia de simbolismo. 

Estratégias feitas, em 2003, lançamos a primeira edição fazendo inúmeras jornadas presenciais pelo país, coordenadas localmente por Estomaterapeutas. Tudo isso com apoio logístico da Expansão Eventos, na pessoa da Luciene Marinho, nossa super parceira. Confesso que foi uma santa loucura, numa época que nem Facebook tinha no Brasil. Mas, com boa vontade dos envolvidos tudo deu muito certo. 

A partir daí, a celebração acontecia anualmente, e nos anos de congresso, passamos a realizá-lo dentro desse período, a fim de ter celebração única. 

Em 2022, ano que estamos escrevendo esse material, já seriam 19 anos de SNE. Porém, uma nova história deve escrita para verificar quantas semanas foram realizadas até aqui? 

Aproveitando, criamos também o Encontro Nacional de Pesquisa em Estomaterapia – ENPE, articulando a SOBEST® com as escolas de Estomaterapia para fomentar a pesquisa e cooperar com a nossa Revista Estima, que também nasceu em 2003. 

Recorrendo a Google, me parece que o IV Encontro Nacional de Pesquisa em Estomaterapia – ENPE e última edição foi feita em 2012, em Belém-PA, de 1 a 4 de agosto. Seria uma ótima pedida retomar este encontro, pois agora temos muitos cursos. 

Caro estomaterapeutas a Semana Nacional da Estomaterapia – SNE é um dos produtos da SOBEST® para promover a cultura e suas atividades científicas. Logo é sua, é nossa. Essa semana foi uma ótima maneira que encontramos, à época, para celebrar essa especialidade que tanto cresceu ao longo desse tempo. É importante preservarmos nossa história, pois ela nos ajuda a encontrar nossas raízes e planejar nosso futuro. 

E aproveitando a primeira parte da frase da professora de história, Emília Viotti da Costa, “um povo sem memória é um povo sem história….”, quero lhe sugerir seja você também seja a memória de sua especialidade, escrevendo e publicando a sua própria história, para juntos formarmos a memória maior da Estomaterapia brasileira. Agradeço ao convite da SOBEST® para relembrar essa história, que teve como memória auxiliar a Google.

Minha estima,

Beatriz Yamada

Beatriz Farias Alves Yamada

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.