Em 2023, completo 20 anos de enfermagem. São 20 anos, desde que iniciei a faculdade, como um jovem deslumbrado, no longínquo 2003. E nesse intervalo, tantas coisas aconteceram, que é fácil se perder e esquecer sobre a nossa profissão em meio as rotinas de trabalho. Por isso é necessário relembrarmos o porquê desta data ser tão importante.
Dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia da Enfermagem. A data foi escolhida por ser a data de nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica considerada a “mãe da enfermagem moderna”. Florence fundou as bases científicas da enfermagem graças à sua atuação durante a Guerra da Criméia (1853 – 1856). No Brasil, a data foi instituída através do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. Além disso, graças ao Decreto nº 48.202, de 12 de maio de 1960, fica instituída a “Semana da Enfermagem”, a ser celebrada anualmente entre 12 e 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale o falecimento de Anna Nery. Durante o período devem ser prestadas homenagens à memória destas importantes figuras históricas.
No dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico em Enfermagem, tendo como base o falecimento de Anna Nery, enfermeira brasileira com importante atuação durante a Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A Semana da Enfermagem foi instituída em 1960 pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), mas já era comemorada desde a década de 1940, quando era denominada “Semana da Enfermeira”.
A enfermagem está ligada ao ato de cuidar, e por isso teve na mulher e na figura materna, seu primeiro arquétipo. Enquanto acompanhante que cuidava dos enfermos, ela existe desde a antiguidade. Tornou-se uma prática não profissional durante a Idade Média, desenvolvida por ordens religiosas, seja como um caminho de sacerdócio, seja como uma forma de punição e expiação. Após a atuação de Florence Nightingale a enfermagem seria elevada a um status profissional, culminando na enfermagem atual. Inicialmente feminina, atualmente ela é exercida por ambos os sexos, sem distinções.
Os profissionais da enfermagem desempenham um papel vital nos cuidados de saúde, sendo os principais prestadores de cuidados aos pacientes em hospitais, clínicas, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde. São responsáveis pela administração de medicamentos, pelo controle do estado dos pacientes, pelo apoio emocional e pela coordenação dos cuidados com outros profissionais de saúde. Desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças, educando a população sobre escolhas de estilos de vida saudáveis e fornecendo informações sobre estratégias de prevenção de doenças.
Para além das suas responsabilidades clínicas, os profissionais são também líderes e defensores dos seus pacientes, trabalhando para garantir que estes recebem os melhores cuidados possíveis e que as suas vozes sejam ouvidas. Colaboram com médicos, farmacêuticos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde para desenvolver planos de tratamento e garantir que estes recebam cuidados coordenados e de elevada qualidade.
A pandemia de COVID-19 pôs em evidência o papel crucial que a enfermagem desempenha nos cuidados de saúde, uma vez que esteve atuando na linha da frente nas ações contra a doença. Os enfermeiros e demais categoria têm trabalhado incansavelmente para cuidar dos pacientes com COVID-19, pondo muitas vezes em risco a sua própria saúde para prestar cuidados essenciais. Também têm sido fundamentais nos esforços de distribuição de vacinas, fornecendo educação e administrando os imunizantes para ajudar a acabar com a pandemia.
Atualmente, a classe segue buscando melhores condições de trabalho e remuneração. O Projeto de Lei 2564, de 2020 busca a fixação de um piso salarial nacional para as diferentes categorias profissionais. O projeto tem avançado, buscando a sanção presidencial e busca de fontes de custeio. Os “Heróis Anônimos” da pandemia aguardam com expectativa essa importante conquista.
O Dia da Enfermagem constitui uma oportunidade para reconhecer e celebrar as inestimáveis contribuições dos enfermeiros para os cuidados de saúde e para a sociedade em geral. É um dia para expressar gratidão pelo seu trabalho árduo, dedicação e compaixão, e para reconhecer os sacrifícios que fazem para garantir que os pacientes recebam os melhores cuidados possíveis.
Por isso, neste 12 de maio, até o dia 20, reservemos um momento refletir sobre a atuação destes homens e mulheres e para homenagear e agradecer a enfermagem brasileira, mostrar o seu apreço pelas suas inestimáveis contribuições e reconhecer estes profissionais, que trabalham incansavelmente para cuidar de todos nós.
Viva a enfermagem brasileira!
Edson Maruyama Diniz
Enfermeiro Estomaterapeuta. Enfermeiro na Prefeitura Municipal de São Paulo em Atenção Domiciliar. Assessor do Departamento de Comunicação e Marketing da SOBEST. Escreve sobre Estomaterapia e Enfermagem no Instagram (@estomaterapiapravc)