I Fórum em Telestomaterapia LABEST-UEA e SOBEST

I Fórum em Telestomaterapia LABEST-UEA e SOBEST

A Telestomaterapia é uma atividade voluntária entre membros da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e do Laboratório de Pesquisas em Estomaterapia da Universidade do Amazonas (LABEST – UEA). Esse programa surgiu no mês de março de 2021 devido a crise de saúde na pandemia de COVID-19 em Manaus, como uma proposta de colaboração dos estomaterapeutas com a população e equipe de saúde local. Para isso contamos com a participação de enfermeiros voluntários da diretoria nacional e seções SOBEST (Gestão 2021-2023) e um contrato foi firmado entre a reitoria da UEA e a SOBEST, representada por sua presidente, Profa. Dra. Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas. A responsável pelo LABEST-UEA e por esse programa é a Profa. Dra. Eliana Marques, com a participação de sua orientanda acadêmica de medicina, Vitória Costa, bolsista e cujo projeto de extensão de trabalho é a Telestomaterapia.

A parceria foi estabelecida com o objetivo de atendimentos por meio de teleconsultas para pacientes que estão no domicílio, teleconsultoria para discussão de casos com profissionais dos municípios e teleducação, por meio de aulas de acordo com as necessidades dos profissionais de saúde desses municípios.

Para participar do programa, os estomaterapeutas assinaram um termo de voluntariado e disponibilizaram um horário para o atendimento, monitorado por meio de um chat pela equipe técnica da LABEST – UEA. O atendimento teve início em 14 de marco de 2021 e já conta com várias experiências exitosas.

No dia 09 de julho de 2021, aconteceu o I Fórum em Telestomaterapia como parte da atividade de extensão desse projeto. O evento foi transmitido para 57 municípios do Estado do Amazonas e teve a participação ao vivo de dois deles, Coari e Tabatinga.

O Fórum foi uma atividade restrita com a participação da presidente SOBEST e da coordenadora do LABEST – UEA, Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas e Eliana Marques, respectivamente, e estomaterapeutas voluntárias do programa: Sandra Marina Bezerra, Soraia Rizzo, Luciana Pacheco, Roseane Montargill, Raimunda Almeida e Rosa Takako Eguchi. O objetivo desse fórum foi a integração dos grupos e orientações para necessidades específicas.

Os profissionais de saúde do município de Coari trouxeram relatos de casos e dúvidas relacionadas ao uso de coberturas para o tratamento de feridas de diferentes etiologias. Dessa necessidade foi sugerida a elaboração de protocolos para o atendimento, enfatizando a prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas com feridas e esse tema será objeto de um segundo Fórum.

O evento mostrou que estamos em um processo de mudanças devido ao avanço das tecnologias, principalmente na área da telecomunicação, que encurtou distancias e facilitou a troca de saberes e possibilidades de adequações na estrutura do trabalho.  Os especialistas têm um papel essencial como colaboradores nas equipes de saúde, compartilhando o conhecimento e inovações em sua área de atuação, contribuindo assim para segurança e qualidade na assistência.

A SOBEST é a entidade científica e cultural que representa a estomaterapia no Brasil e trilha caminhos de conquistas desde a sua fundação. Temos inúmeros desafios relacionados com a especialidade e um deles é o reconhecimento do enfermeiro estomaterapeuta na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a inserção desse especialista na equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), para que, em conjunto com a equipe de atenção primária, possamos trabalhar na prevenção dos agravos à saúde nas áreas de atuação da estomaterapia: estomias, feridas, incontinências urinária ou anal, fístulas, drenos e cateteres. E fica aqui um questionamento: podemos idealizar a Telestomaterapia para isso?

Equipe de saúde do município de Coari durante o I Fórum de Telestomaterapia.
Enfermeiros do município de Tabatinga durante o I Fórum de Telestomaterapia.
Rosa Takako Eguchi

Rosa Takako Eguchi
Enf. Estomaterapeuta TiSOBEST
Primeira tesoureira SOBEST