O Grupo de Pesquisa em Estomaterapia da Escola de Enfermagem da USP em parceria com o Instituto Fluir e com apoio do Programa de Pós-graduação em enfermagem na saúde do Adulto da EEUSP, da Sobest e International Continence Society: ICS, irão promover nos dias 2 a 4 de março, de 2023 a segunda edição do “Simpósio Internacional de Enfermagem nas Disfunções do Assoalho Pélvico”.
As Disfunções do Assoalho Pélvico incluem as Disfunções de Trato Urinário Inferior como incontinência ou retenção urinária, Distúrbios Evacuatórios, como constipação ou incontinência fecal, Prolapsos de Órgão Pélvicos e algumas Disfunções Sexuais. Impactam expressivamente homens e mulheres em todas as idades, reduzindo significativamente a qualidade de vida dessa população.
A primeira linha de tratamento é conservadora e pode ser conduzida pelo enfermeiro, especialista em Estomaterapia ou não. Publicações internacionais têm trazido luz à temática, destacando a subutilização da capacidade do enfermeiro nesse cenário e seu potencial de transformar as altas taxas de prevalência mundial dessas disfunções. Apesar do respaldo profissional, o tema não compõe a grade curricular de formação acadêmica desses profissionais.
Diante desse cenário, pretende-se que este simpósio se constitua como um evento anual que sensibilize, motive e instrumentalize o enfermeiro para atuação junto às pessoas com Disfunções do Assoalho Pélvico. Nesta edição, o programa científico incluirá rodas de conversas, painéis e discussões com renomados palestrantes nacionais e internacionais, prêmios, ações sociais, em formato presencial e online. Participe!
Garanta já sua vaga, acesse o site clicando aqui.