O Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem é um evento tradicionalmente realizado pela EEUSP a cada dez anos, momento em que comemora seus decênios. Sua primeira edição foi realizada em 1992, por ocasião do Jubileu de Ouro. No ano de 2002, o II Encontro teve como tema central a discussão sobre a “Trajetória espaço-temporal da pesquisa”, que à época, apontava as possibilidades de uma discussão profícua sobre a relevância da atividade de pesquisa para a enfermagem, possibilitando reflexões sobre os caminhos já trilhados na construção do conhecimento em enfermagem. O III Encontro aconteceu no ano de 2012 e teve como tema central a discussão sobre “Os avanços no cuidado, na gestão e na política”, considerando o grande interesse pelos destinos da produção do conhecimento em Enfermagem no país e sua interface com os avanços dessa ciência em cenário nacional e internacional.
Em todas as versões, realizadas sempre presencialmente, os eventos reuniram desde alunos de graduação à alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, promovendo uma grande oportunidade de intercâmbios acadêmico-científicos e culturais. Em todas as edições, a programação foi organizada para oferecer espaços de aprendizado e debate, com mesas redondas e conferências, e espaços para disseminação de conhecimento científico por meio da apresentação de trabalhos.
Considerando a periodicidade decenal do Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, e objetivando conferir-lhe maior identidade para consolidação de sua marca como uma atividade periódica da EEUSP frente à comunidade nacional e internacional, este evento passou a ser chamado, a partir desta quarta edição, de Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem da EEUSP (EIPEE).
O IV EIPEE está planejado para ocorrer entre os dias 30/10/2022 a 01/11/2022, de modo semipresencial, intercalando atividades presenciais (a serem realizadas nas dependências da EEUSP) e online, com abrangência internacional.
A programação contempla conferências com debates de grandes temas e mesas redondas para discussão mais prospectada das diferentes interfaces do tema central do evento: “o protagonismo da EE na pesquisa em enfermagem e os desafios para o desenvolvimento sustentável”.
Convidados nacionais e internacionais compõem a programação científica e o público-alvo será composto por todos aqueles que se interessarem pela temática, enfermeiros ou outros profissionais de saúde, nos diversos níveis de formação acadêmico-científica e assistencial.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.