Estomaterapia e a Segurança do Paciente

Estomaterapia e a Segurança do Paciente

A segurança do paciente envolve minimizar o risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde e reduzir atos inseguros nos processos assistenciais, utilizando as melhores práticas para obter os melhores resultados.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi lançado através da Portaria GM/MS n.º 529/2013. Desde então, abril foi o mês escolhido para campanhas. Elas buscam intensificar as discussões sobre ações para melhorar a segurança do paciente no Brasil. Para 2024, o tema foi “Comunicação e Trabalho em Equipe”. O objetivo é realçar a relevância da colaboração entre profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes para um atendimento de saúde bem-sucedido e livre danos.

A enfermagem enquanto profissão é protagonista do cuidado e está diretamente envolvida em assegurar as boas práticas através do cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente.

A Estomaterapia se destaca como um elo entre as categorias envolvidas na prevenção de lesões de pele. Este papel de interface permeia o cuidado de pessoas com estomias, feridas, incontinências, fístulas, drenos, tubos e cateteres. A formação assistencial e gerencial do especialista envolve práticas avançadas. Elas permeiam escolhas desde a atuação no desenvolvimento de tecnologias até a padronização e aplicação de produtos de qualidade. Associadas a processos eficientes, essas escolhas resultam em cuidados superiores para prevenção de eventos adversos e tratamento. Isso se aplica desde o momento em que o paciente chega ao serviço de saúde.

Prestar uma assistência segura exige o aprimoramento e educação continuada, fazer análises criticas, estar atenta as possibilidades de melhorias e implementar mudanças necessárias nas estruturas e processos.

A Estomaterapia alia a ciência e a segurança com a busca constante das melhores alternativas de cuidados individuais, seja na indústria, em ambientes hospitalares, ambulatoriais, domiciliares, na pesquisa e ensino.

Referências bibliográficas:
Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 40 p. : il.

Pollyanna Santos Carneiro da Silva
Enfermeira Estomaterapeuta titulada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST®).
Pós-graduada em gestão da qualidade e segurança do paciente.
Encarregada da Unidade de Estomaterapia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE – IAMSPE).
Mestranda em Enfermagem pela EEUSP.
Membro do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia: Estomas, Feridas Agudas e Crônicas e Incontinências Urinária e Anal da EEUSP.

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.