Dia Nacional do Diabetes Mellitus

Dia Nacional do Diabetes Mellitus

No último dia 26 de junho relembramos o Dia Nacional do Diabetes Mellitus, uma data voltada para a conscientização da doença. O Diabetes Mellitus (DM) é uma condição que afeta todos os sistemas do corpo humano. A falta de controle metabólico associado ao tempo prolongado da doença pode resultar em graves complicações macrovasculares (doenças cardiovasculares e cerebrovasculares) e microvasculares (retinopatia, polineuropatia periférica e doença renal do Diabetes).

De acordo com o International Diabetes Federation (IDF), atualmente são 537 milhões de adultos com DM no mundo, sendo o Brasil o 6º país com o maior número de pessoas com DM, aproximadamente 16 milhões de pessoas.

A educação é um dos pilares mais importantes para a prevenção das complicações relacionadas ao DM, uma vez que pessoas com diagnóstico precoce, tratamento adequado, orientações de cuidados e acompanhamento profissional terão menos chances de desenvolver complicações.

Por outro lado, a educação dos profissionais de saúde é imprescindível para oferecer atendimento e suporte adequados ao paciente e à comunidade.

Em maio 2023, as enfermeiras estomaterapeutas Mariana Bandeira e Maria Lucoveis estiveram em The Hague – Holanda e participaram do “9th Internacional Symposium on the Diabetic Foot, o maior e mais prestigiado encontro mundial dedicado ao DM e complicações de membros inferiores.

Durante o evento ocorreu o lançamento das atualizações do guideline de 2023 do International Working Group on the Diabetic Foot (IWGDF); diretrizes baseadas em evidências sobre estratégias de prevenção e tratamento dos pés de pessoas com DM, com o objetivo de reduzir o ônus relacionado à síndrome do pé diabético, tanto para o paciente quanto para a sociedade.

Mariana e Maria dividem os conhecimentos adquiridos através de cursos para enfermeiros sobre a atuação do enfermeiro nos cuidados de pés de pessoas com DM, com o objetivo de capacitar profissionais com as melhores práticas baseadas em evidências na prevenção e tratamento de complicações nos pés.

Maria do Livramento Saraiva Lucoveis

Maria Lucoveis

Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela USP, Mestre em Ciências pela UNIFESP, Máster em pé diabético pela Universidad Complutense de Madrid, Enfermeira Estomaterapeuta, atua em prevenção e tratamento do pé diabético, Feridas e Podiatria.

Mariana Bandeira

Mariana Alves Bandeira

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), Especialista em Estomaterapia pela EEUSP (2013), Habilitação em Podiatria Clínica, Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), membro do Grupo de Pesquisas em Estomaterapia da EEUSP e do Departamento de doenças dos pés da Sociedade Brasileira de Diabetes.

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.