A Associação Internacional de Ostomia (IOA) foi criada em 28 de Agosto de 1970 com o objetivo de fornecer informação, educação e cuidados de saúde a todos os pacientes com estomia e suas famílias a buscar a excelência no desenvolvimento e estabelecimento de saúde às pessoas com estomia em todo o mundo. A IOA criou o Dia Mundial da Estomia que é comemorado a cada 3 anos no primeiro Sábado de Outubro, onde uma temática é proposta e compartilhada. No ano de 2025 o tema é “ Deficiência invisível. Apoio Visível”, no intuito de relembrar e reforçar de que a estomia é considerada uma deficiência e que, portanto, tem seus direitos civis e jurídicos garantidos, bem como, ensejar a importância de fornecer suporte real a estas pessoas por meio de ações que promovam a conscientização da sociedade.
A Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST, fundada em 1992, é uma instituição de caráter científico e cultural que abrange as áreas de estomas, feridas e incontinências anal e urinária. Está alicerçada nos preceitos éticos e científicos estabelecidos e preconizados mundialmente para a Enfermagem em Estomaterapia e por meio dos seus valores alicerçados “(……..) Responsabilidade social, competência profissional e compromisso com a assistência, ensino, pesquisa (….) “ alinha-se e abraça a temática proposta pela IOA pela seriedade, implicação e relevância que a campanha se propõe.
Neste sentido, a proposta é convidar os Estomaterapeutas, nos seus diferentes cenários de atuação e estimular colegas, líderes e estudantes para que conheçam ou releiam a Carta dos Direitos das Pessoas com Estomia) Carta dos Direitos dos Ostomizados – Associação Internacional de Ostomia – Site oficial da IOA, igualmente criada pela IOA em 1993 e tendo sua última revisão em 2007. Este documento representa a concretização do que as pessoas com estomia almejam e foram desenvolvidos em 9 declarações com o intuito de contribuir para a garantia de direitos e na qualidade de vida .
Ao realizar esta publicação, a SOBEST traduz parte da nossa missão que é “ (….) atuar na defesa dos interesses da comunidade que necessita de cuidados em estomia….(…)” e reafirma seu compromisso e responsabilidade ,por meio da garantia da formação especializada de qualidade e excelência do enfermeiro estomaterapeuta , de acordo com as recomendações do WCET.
Referências bibliográficas
1International Association Ostomy(IOA)- International Ostomy Association – Official IOA site – Helping Ostomates Around the World
2Sobest – Quem Somos – SOBEST
3Federação Gaúcha dos Estomizados- FEGEST: Bem-vindo

Marcia Elaine Costa do Nascimento
Graduação em Enfermagem pela UFRGS– Licenciatura, Especialização em Metodologia do Ensino Superior- PUCRS, especialização em Estomaterapia – Unisinos, Mestrado Profissional em Enfermagem – Unisinos, enfermeira do Serviço de Enfermagem Ambulatorial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, integrante da Comissão Multidisciplinar de Prevenção e Tratamento de Feridas atuando como consultora interna sobre estomias, membro pleno da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e Secretária da seccional Sobest- RS (2024-2026