Dezembro Laranja – Prevenção de Câncer de Pele

Dezembro Laranja - Prevenção de Câncer de Pele

O câncer de pele está relacionado a alterações no crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Pode ser classificado como melanoma (CPM) considerada a forma mais agressiva e não melanoma (CPNM) que ainda se divide em Carcinoma Basocelular (CBC) e Carcinoma Espinocelular (CEC). Suas características são bem distintas, desde o aspecto da lesão até o prognóstico.

Com mais de 175 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o de maior incidência no Brasil correspondendo a (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Estima-se que 1 entre cada 4 casos de câncer diagnosticados se origine na pele ou nas mucosas.

De acordo com avaliação realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no período compreendido de dez anos de 2013 a 2022, foi realizado o diagnóstico de 278.748 casos de câncer de pele no país, sendo a população com mais de 50 anos com maior prevalência.

É sabido que um dos principais fatores para o surgimento do câncer de pele está associado a exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol ou ainda por fontes artificiais, como as câmaras de bronzeamento, sendo que esta modalidade está proibida no Brasil desde 2009. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as câmaras de bronzeamento são um agente altamente carcinogênico, no mesmo patamar do cigarro, onde meia hora de bronzeamento artificial equivale a oito horas de exposição ao sol forte.

Outros fatores estão associados ao surgimento da patologia como a idade mais avançada, história pessoal e familiar de câncer de pele, imunossupressão, características da pele como pessoas com a pele clara, olhos claros e com cabelos loiros ou ruivos estão naturalmente menos protegidas contra os raios. Peles claras com sardas ou que se queimam facilmente têm risco ainda maior.

A boa notícia é que esse risco pode ser minimizado com medidas simples de proteção, que devem ser iniciadas ainda na infância e continuar por toda a vida. O filtro solar deve ser usado diariamente e corretamente para garantir seu efeito, inclusive nos dias frios ou nublados, pois até 80% da radiação ultravioleta consegue atravessar as nuvens.

Outro fator fundamental é evitar exposição nos horários de sol forte entre as 10h e 16 h, se for inevitável utilizar barreiras físicas, como roupas e acessórios, e não se esquecer do protetor solar, lembrando que a depender do ambiente que você esteja necessita de cuidados como por exemplo a areia e água do mar refletem a radiação solar, portanto mesmo na sombra você precisa se proteger.

Todas as medidas de conscientização dos órgãos públicos nos seus mais diferentes níveis de gestão em saúde pública e da sociedade civil sobre a importância de conhecer seu corpo e suas características, aliada a realização do autoexame da pele ficando de olho em qualquer modificação são de extrema importância. Lembre-se de observar não somente a sua pele mais também, mãos, unhas, pés e couro cabeludo.

Outra forma a se adotar durante a avaliação de alguma mancha que surgir em sua pele é a regra do ABCDE que consiste em: A Assimetria (formato) quando um lado é diferente do outro; B Bordas irregulares quando o contorno é irregular; C Cor quando tem variações de cor; D Diâmetro possui o tamanho maior que 6mm*; E Evolução quando existe uma mudança rápida na aparência (tamanho, forma, cor ou espessura).

Não se esqueça que realizar as medidas preventivas e sempre buscar avaliação especializada de um profissional da saúde, contribui para modificar agravos com maior chances de cura. A prevenção sempre é a melhor opção! Então curta o dia mais não se esqueça de proteger sua pele.

Referências

Biblioteca Virtual em Saúde. INCA lança a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil/#:~:text=O%20tumor%20maligno%20mais%20incidente,est%C3%B4mago%20(3%2C1%25)
Carminate, C. B., et al. Detecção precoce do câncer de pele na atenção básica. Revista Eletrônica Acervo Saúde. v.13, n 09, p1-07. 2021. Disponível em:< file:///C:/Users/DELL/Downloads/8762-Artigo-94655-1-10-20210916%20(1).pdf>. Acesso em: 07 dez. 2023.
Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele. Folheto Cancêr a informação pode salvar vidas. Disponível em:< chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/salvar_vidas_cancer_pele_impressao_corrigido_web_0.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2023.
Instituto Melanoma Brasil. Melanoma. Disponível em:< https://www.melanomabrasil.org/new-prevencao/>. Acesso em: 08 dez. 2023.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Rede pública de saúde diagnostica quase 300 mil casos de câncer de pele em 10 anos, aponta Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em:< https://www.sbd.org.br/rede-publica-de-saude-diagnostica-quase-300-mil-casos-de-cancer-de-pele-em-10-anos-aponta-sociedade-brasileira-de-dermatologia/#>. Acesso em: 08 dez. 2023.
Oswaldo Cruz. Centro especializado em Oncologia. Infográfico Câncer de Pele. Disponível em:< https://centrodeoncologia.org.br/tipos-de-tratamento/cancer-de-pele-infografico/>. Acesso em: 08 dez. 2023.

Camila Hanna de Sousa
Enfermeira pela universidade federal do Piauí
Pós-graduada em Enfermagem Podiátrica
Pós-graduada em Enfermagem Dermatológica
Pós-graduada em e Unidade Terapia Intensiva (UTI)
Pós-graduada em Urgência e Emergência
Habilitada em Laserterapia
Mestre em enfermagem pela universidade federal do Piauí
Estomaterapeuta UESPI Associada a SOBEST
Enfermeira estomaterapeuta do hospital regional Justino Luz
Atendimento em consultório no instituto de medicina integral IMI
Proprietária sócia da Curarmed Produtos médicos hospitalares

pt_BRPortuguese

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.