Este é um momento de contemplação e celebração!
Contemplar a trajetória de todos, editores, revisores e autores, para que a Revista ESTIMA pudesse alcançar a qualificação QUALIS B1.
Celebrar essa vitória tão almejada, mas que impõe novos desafios para manutenção da qualidade das produções científicas na Estomaterapia.
Que possamos seguir celebrando e contemplando novos desafios e conquistas!
Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui.
Recentemente, a Revista ESTIMA teve a sua classificação Qualis Capes alterado de B2 para B1. Mas o que isso significa?
Neste texto vamos esclarecer algumas dúvidas comuns e entender o porquê dessa mudança ser tão benéfica para a revista.
Primeiramente, o que é Qualis Capes?
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil e contribui para avaliação dos programas de pós-graduação.
Na avaliação quadrienal (2017 – 2020), a CAPES modificou a forma de cálculo e estratificação do Qualis, o que resultou no Qualis Referência, classificando os periódicos em A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, B5 e C.
A classificação das revistas científicas é realizada pelos comitês compostos por consultores de cada área de avaliação. Os critérios são previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
Essa ferramenta tem um grande peso para os periódicos, uma vez que, aqueles que recebem uma boa avaliação ganham visibilidade e credibilidade. Desta forma, acabam por retratar a produção intelectual dos programas de pós-graduação brasileiros de todas as áreas do conhecimento.
Nós, da equipe da Revista Estima estamos muito felizes com esse progresso! Isso coroa o trabalho de todos os atores envolvidos com o único periódico científico especializado em Estomaterapia da América Latina.
Que em 2023 os enfermeiros estomaterapeutas possam compartilhar ainda mais as suas vivências e práticas dentro dessa área de conhecimento.
Que possamos seguir celebrando e contemplando novos desafios e conquistas!
Editorial ESTIMA