O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado todos os anos no dia 10 de outubro, sendo uma data importante que busca aumentar a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental e promover a importância de cuidar da nossa saúde mental.
Durante este dia, diversos eventos são realizados em todo o mundo para chamar a atenção para a importância da saúde mental e para combater o estigma associado a problemas mentais.
A saúde mental é parte fundamental do bem-estar geral de uma pessoa, com grande impacto na família e amigos, porém infelizmente é muito comum ser negligenciada e menosprezada.
Celebrar esta data visa mudar perspectivas e incentivar as pessoas a cuidarem de sua saúde mental da mesma maneira que cuidam de sua saúde física. É uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre distúrbios mentais, promover a busca de ajuda e tratamento, além de fornecer informações e recursos para aqueles que precisam de apoio.
O grande objetivo é garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a serviços de saúde mental de qualidade.
Lembre-se de que a saúde mental é importante em todas as etapas da vida, desde a infância até a terceira idade. Cuidar de nossa saúde psíquica envolve adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação equilibrada, buscar apoio emocional quando necessário e buscar ajuda profissional se enfrentarmos dificuldades.
A Política Nacional de Saúde Mental é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde compreende estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos para saúde psíquica.
Essas ações abrangem a atenção as pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessiva-compulsivo, entre outras, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.
Pessoas em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.
O Ministério da Saúde também atua ativamente na prevenção de problemas relacionados a saúde mental e dependência química, implementando, por exemplo, iniciativas para prevenção do suicídio, por meio de convênio firmado com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que permitiu a ligação gratuita em todo o país.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar para o chat.
Lembramos sobre a importância em refletir sobre a saúde mental em todas as áreas da nossa vida e apoiar aqueles que estão enfrentando problemas emocionais ou transtornos mentais.
Juntos, podemos criar uma comunidade mais inclusiva, acolhedora e empática para lidar com os desafios que a saúde mental apresenta.
Enfº ET Ivan Rogerio Antunes
Enfermeiro Estomaterapeuta
Assessor de Comunicação e Marketing da SOBEST.