Como cuidar da pele de um recém-nascido?

Como cuidar da pele de um recém-nascido?

Culturalmente, a fragilidade e sensibilidade que possui a pele dos neonatos ou recém-nascidos (RN) são as mais conhecidas. Entretanto, essas diferenças vão muito além desses dois aspectos. Pensando na pele de um recém-nascido a termo (RN de 37 a 41 semanas de idade gestacional), a sua epiderme possui menor espessura, com menor produção de fatores de hidratação natural, resultando em maior perda de água e, menor hidratação superficial (1). Além disso, o pH da pele após o nascimento, pode ser ligeiramente alcalino, enfrentando um processo de acidificação gradativo ao longo do primeiro mês (1). Destaca-se que, quando se trata de um recém-nascido pré-termo, ou seja, aquele que nasce com menos de 37 semanas de idade gestacional, sua pele contará com menos estrutura e funcionalidade.

Essas diferenças estruturais e funcionais na pele dos RN, podem repercutir em manifestações dermatológicas como ressecamento intenso, dermatites, infecções de pele e prurido, entre outras (2). Dessa forma, cuidados adequados com a pele são essenciais a fim de colaborar com a promoção da maturidade cutânea e prevenção de problemas dermatológicos.

As práticas de cuidados com a pele dos RN, muitas vezes são permeados por práticas culturais e empíricas. Entretanto, nos últimos anos tem surgido evidência científica mostrando quais as melhores práticas para cuidar da pele de recém-nascidos a termo. Quanto a seleção de produtos tópicos, recomenda-se selecionar produtos que possuam testes dermatológicos, oftalmológicos, hipoalergênicos, avaliados por pediatras e de preferência, com estudos primários (3).

A seguir são apresentadas algumas das melhores recomendações baseadas na evidência científica a despeito do cuidado da pele em RN a termo:

Higiene

Uso de sabonete líquido que preserve a fisiologia da pele. De preferência diluído, em água morna, com uma duração de no máximo 5 minutos (4–6)

Antissépticos

Uso de clorexidina e álcool 70% para limpeza de cicatriz umbilical (7)

Hidratação

Indicação, dependendo da condição clínica e avaliação, considerando RN que apresentem ressecamento intenso, dermatoses descamativas e em casos de dermatite atópica (6). Produtos emolientes têm demonstrado melhorar a hidratação da pele nestes casos (8)

Região dos glúteos e perineal

higienizar a região, de maneira suave e sem fricção, com sabonete líquido que preserve a fisiologia da pele. Também, o uso da água tem se mostrado benéfica. Proteger a pele com cremes ou pomadas oclusivas (petrolato, óxido de zinco e unguentos a base de dimeticona). Uso de fraldas absorventes com trocas frequentes mantendo a pele limpa e seca (5,8).

Exposição solar

Não é recomendada a exposição solar. Quando necessário, é indispensável o uso de barreiras de proteção física (roupa, boné, guarda-sol, etc.). Não está indicado o uso de fotoprotetores tópicos (8)

Por último, as recomendações apresentadas no presente texto deverão ser individualizadas e discutidas entre os profissionais de saúde e a família do RN. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde e especialistas será fundamental para aprimorar as práticas de cuidado da pele oferecido ao RN bem como na educação das famílias dos RN.

Referências

1. Fluhr JW, Darlenski R, Taieb A, Hachem J pierre, Baudouin C, Msika P, et al. Functional skin adaptation in infancy – almost complete but not fully competent. Exp Dermatol. 2010;19:483–92.
2. Cooke A. Infant dry skin: Clinical practice and the evidence to support it. Br J Midwifery. 2018;26(3):150–6.
3. Ramos MCM, Veríssimo MDLÓR, Velasco MVR. Análisis del rótulo y características de los jabones utilizados en la piel del recién nacido. J Wound Care. 2022;31:10–21.
4. Ramos MCM, Velasco MVR, Bueno M, de La Ó Ramalho Veríssimo M. Effects of liquid and bar soaps on the skin of Brazilian newborns: a randomized controlled trial. Skin Pharmacol Physiol [Internet]. 2024 Jan 23 [cited 2024 Feb 15]; Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38262395/
5. Cooke A, Bedwell C, Campbell M, McGowan L, Ersser SJ, Lavender T. Skin care for healthy babies at term: A systematic review of the evidence. Midwifery. 2018;56:29–43.
6. Ramos MC. Características e cuidados com a pele dos recém-nascidos a termo e pré-termo. In: Brandão E da S, Mandelbaum MHSA, editors. Enfermagem em dermatologia nos ciclos da vida. Curitiba: CRV; 2022. p. 99–110.
7. Stewart D, Benitz W, Watterberg KL, Cummings JJ, Benitz WE, Eichenwald EC, et al. Umbilical cord care in the newborn infant. Pediatrics. 2016;138(3).
8. Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualização sobre os Cuidados com a Pele do Recém-Nascido. São Paulo; 2021.

Mily Ramos

Dra. Enfa. Estomaterapeuta Mily Ramos
Enfermeira Estomaterapeuta, mestre e Doutora em ciências. Docente no Programa de pós-graduação em Enfermagem (Stricto sensu) da Universidade de Guarulhos e em cursos de especialização de Estomaterapia no Brasil. Atua nas áreas de Estomaterapia pediátrica e adaptação e validação de instrumentos de medida em saúde.

en_USEnglish

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.