Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão

Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão

A Lesão por Pressão (LP) geralmente afeta pessoas com dificuldade de mobilidade e ocorre devido à carga mecânica (pressão) sobre os tecidos. Ficar muito tempo na mesma posição pode deformar os tecidos e causar LPs. Reposicionar e mobilizar são medidas essenciais para prevenir esse problema.

Infelizmente as LPs são comumente encontradas nos pacientes hospitalizados (o que não deveria) e devido a isso que dentro do Programa de segurança do Paciente instituído pelo MS pela portaria Nº 529/2013 propõem-se a criação de um protocolo para prevenção de Lesão por Pressão.

No hospital no qual atuo há mais de 25 anos esse tipo de lesão sempre foi um desafio para todos nós enfermeiros que trabalhávamos na Unidade de Terapia Intensiva, pois apesar de usarmos as medidas de prevenção que possuímos a maioria dos pacientes sempre acabavam apresentando as temidas LP’s. Após realizar a especialização em Estomaterapia em 2002 e conhecer as várias tecnologias que existiam para prevenção das LP’s comecei juntamente com um grupo de enfermeiras a buscar formas de conseguir que essas tecnologias chegassem ao hospital que trabalhávamos e foi assim que surgiu o Grupo de Estudos em Estomaterapia – GEE formado por enfermeiras de diversas alas do hospital.

Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão

Nossa primeira missão foi realizar um diagnóstico de todos os pacientes internados para descobrir quais os tipos de lesões mais comuns para assim podermos padronizar quais as coberturas que iríamos solicitar para aquisição pela Secretaria de Saúde do Tocantins.

Após a realização do diagnostico foi constatado o que já sabiamos as lesões por pressão lideravam o ranking das principais lesões que acometiam os pacientes internados no Hospital de Referência de Araguaína.

Após essa constatação e com base nos guidelines e artigos científicos vigentes nos munimos da informação de um rol de produtos que precisaríamos para prevenir e tratar as Lesões em especial as LP’s e assim elaboramos o Manual de Padronização de Curativos

E depois de algum tempo conseguimos finalmente adquirir as tecnologias e coberturas necessárias para prevenir e tratar as LPs. Em agosto de 2011 conseguimos criar o Serviço de Estomaterapia no inicio formado apenas por mim. Naquela época o número de pacientes com lesão por pressão ainda era alto, pois de agosto de 2011 a dez de 2012 dos 156 pacientes atendidos 81 pacientes possuíam LP’s. Ou seja mais de 50% dos pacientes acompanhados pelo Serviço.

Hoje o Serviço de Estomaterapia (SE) conta com dois enfermeiros estomaterapeutas e três enfermeiros não estomaterapeutas que realizam acompanhamento de pacientes com lesões, estomias e incontinência mediante a solicitação de parecer. Além de realizar treinamentos e atividades educativas com pacientes e familiares e/ou responsáveis com o intuito de prevenir algumas lesões dentre elas as Lp’s.

Fazendo uma rápida análise de janeiro a setembro desse ano os profissionais do SE realizaram avaliação e acompanhamento de 101 pacientes com LP de um total de 312 atendimentos, podemos constatar que houve uma diminuição do número de pacientes com LP levando em consideração os seguintes fatores: o número de leitos que passou de 183 leitos para 250, sendo que a taxa de ocupação gira em torno de 96%. Os pacientes que são acompanhados pelo SE possuem LP mais complexas. Foi implantado desde de 2023 o programa do idoso que faz parceria conosco para prevenção de lesões. E também desde de 2014 com ajuda da Liga Academica de Estomaterapia do UNITAC e o apoio da Sobest, representada pela seção é realizada a Ação Mude de Lado Evite a pressão. Onde realizamos palestras, entregamos panfletos, kit de prevenção de LP’s dentre outras atividades com objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde e familiares sobre a importância da prevenção das LP’s.

Segue abaixo fotos de varias campanhas de prevenção de Lesão por Pressão realizadas ao longo desses mais de 10 anos de atividade.

Para concluir, a Lesão por Pressão (LP) é um desafio significativo, especialmente em ambientes hospitalares, onde a mobilidade dos pacientes é limitada. A prevenção dessas lesões é essencial e envolve medidas como reposicionamento e mobilização dos pacientes dentre outras.

Atualmente estamos em processo de atualização dos protocolos existentes e aquisição de novas tecnologias e coberturas atualizadas que auxiliem na prevenção dessas lesões sempre embasados nos consensos existentes da NPIAP e EPUP.

Referências bibliográficas

National Pressure Injury Advisory Panel, European Pressure Ulcer Advisory Panel and Pan Pacific Pressure
Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers/Injuries: Quick Reference Guide. The
International Guideline: Fourth Edition. Emily Haesler (Ed.). 2025. [cited: download date]. Available from: https://internationalguideline.com.
Portaria GM/MS Nº 529 de 1 de Abril de 2013 – Institui o Peograma Nacional de Segurança do Paciente
Manual de Padronização de Curativos. Impresso Institucional do Hospital de Referência de Araguaína Julho de 2009.


Patrícia Lima Mercês

Especialista em Enfermagem em estomaterapia pela Escola de enfermagem da USP– Mestre em Ciências Ambientais e Sáude pela PUC- GO Primeira Enfermeira Estomaterapeuta do Tocantins Presidente da Seção SOBEST-TO Gestão 2024-2026 Foi uma das criadoras do Grupo de Estudos em Estomaterapia do HRA. Que foi responsável por elaborar o primeiro Protocolo de Padronização no Cuidado com Feridas do TO. Além de realizar diversas atividades para divulgar a especialidade em todo o estado do Tocantins.

en_USEnglish

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.