Sobest :: Associação Brasileira de Estomaterapia


FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA

O enfermeiro interessado em realizar um curso de pós-graduação na área de enfermagem em estomaterapia deve selecionar aqueles devidamente credenciados pela SOBEST/WCET ou aqueles cujo projeto esteja em fase de análise.

Estes programas são teóricos e práticos e devem estar em conformidade com os preceitos estabelecidos pelo WCET (http://www.wcetn.org/etnep-rep-education). São ainda submetidos a uma análise criteriosa feita por uma comissão designada pelo Departamento de Educação da SOBEST, a fim de serem realizados os ajustes necessários para o credenciamento junto ao WCET.

Após a adequação de conteúdo e início das atividades do curso é realizada uma visita da SOBEST para avaliação da estrutura geral do curso: campos de estágio, reunião com coordenação e alunos, biblioteca, laboratórios, etc.

Desde 2009, por ocasião do IX Congresso Brasileiro de Estomaterapia, o WCET outorgou o Memorandum of Understanding (MOU). A partir deste memorando, o WCET reconhece automaticamente todos os cursos credenciados pela SOBEST.

Cursos de estomaterapia de escolas não credenciadas não garantem o cumprimento das exigências do WCET e os alunos egressos não são reconhecidos como estomaterapeutas junto à SOBEST e portanto não poderão se associar como MEMBRO PLENO ou candidatar-se ao título de especialista - TiSOBEST, título esse concedido única e exclusivamente pela SOBEST.

Os alunos egressos antes do credenciamento passam a ter direitos a realizar o concurso para o TiSOBEST, assim que for oficializado o credenciamento junto ao WCET.

Informações sobre funcionamento dos cursos (carga horária, datas de início e término, sistema de oferecimento, etc) devem ser obtidas diretamente nas universidades.

Quaisquer outras dúvidas sobre o processo de formação do enfermeiro estomaterapeuta podem ser encaminhadas para o e-mail: educacao@sobest.com.br.

Área do Associado