TiSobest - Edital de Abertura

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PARA OBTENÇÃO OU RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA TiSOBEST

EDITAL 01/2020

A Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências – SOBEST® – Gestão 2018-2020 – comunica por meio deste Edital de Convocação, que realizará o CONCURSO PARA OBTENÇÃO OU RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA – TiSOBEST 01/2020.

 

1. DOS OBJETIVOS

O Título de Enfermeiro Estomaterapeuta – TiSOBEST, é conferido pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST®) e tem por objetivo distinguir e certificar o Enfermeiro Estomaterapeuta, que concluiu o curso de especialização em estomaterapia, qualificando-o a exercer sua especialidade nas áreas hospitalar, ambulatorial, domiciliária, comercial, empresarial e de ensino especializado, validando sua capacitação profissional e competências técnico-científicas específicas, de acordo com os critérios estabelecidos e aprovados em Assembleia Geral Ordinária (AGO) da SOBEST®, realizada em 25 de setembro de 2009, que serão conduzidos pela Comissão de Titulação, eleita pela diretoria e aprovada em Assembleia Geral Ordinária.

 

2. DOS REQUISITOS MÍNIMOS

  1. Possuir Diploma de Enfermeiro há, no mínimo, três anos (considerando-se a data de inscrição), expedido por Instituição reconhecida pelos órgãos oficiais brasileiros (Ministério da Educação e Cultura – MEC; Conselho Nacional de Educação – CNE).
  2. Estar inscrito no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de sua jurisdição, encontrando-se em pleno gozo de seus direitos.
  3. Possuir certificado de conclusão de curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia, reconhecido pelo MEC, acreditado ou em processo de acreditação pela SOBEST e WCET.

Parágrafo único. Somente serão aceitos certificados emitidos no exterior oriundos de cursos reconhecidos pelo WCET.

  1. Ser membro ativo da SOBEST há, no mínimo, dois anos consecutivos, tanto como membro pleno ou associado.

Parágrafo único. O prazo máximo entre o pagamento das anuidades será de até seis meses (180 dias).

  1. O candidato não pode estar respondendo ou ter respondido a processo éticoadministrativo.

 

3. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para efetivar a inscrição o candidato deverá apresentar obrigatoriamente o Memorial, constituído da descrição e cópia do original de todos os documentos citados e também as cópias de todos os documentos abaixo relacionados. Todos devem estar devidamente encadernados, obedecendo à seguinte ordem:

  1. Requerimento de inscrição, devidamente preenchido e assinado (disponível no site da SOBEST® – na aba TiSOBEST, no link http://www.sobest.org.br/texto/13)
  2. Cópia da Cédula de Identidade Profissional, emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição.
  3. Cópia da anuidade do Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição, devidamente quitada (ano em vigência).
  4. Cópia do Diploma de Graduação em Enfermagem.
  5. Cópia autenticada do Certificado de conclusão do curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia reconhecido pelo MEC, acreditado ou em processo de acreditação pela SOBEST e WCET.
  6. Uma foto 3X4 recente.
  7. Cópia dos comprovantes de pagamento da anuidade da SOBEST (dois últimos anos consecutivos).
  8. Cópia do comprovante de recolhimento da taxa de inscrição para o Concurso para Obtenção ou Renovação do Título de Enfermeiro Estomaterapeuta – TiSOBEST, devidamente identificado com o nome do candidato.
  9. Declaração da instituição de trabalho do candidato (via original), comprovando o exercício profissional como enfermeiro, nas áreas citadas no item 1, ou cópia autenticada dos contratos de trabalho.
  10. Declaração da Instituição de trabalho do candidato (via original) comprovando que o mesmo não está respondendo e nem respondeu a qualquer processo éticoadministrativo.
  11. Memorial específico para as atividades voltadas para as áreas citadas no item 1, com comprovantes de todas as atividades citadas (utilize o Template para a Elaboração do Memorial – na aba TiSOBEST, no link  http://www.sobest.org.br/texto/47)

A inscrição só será formalizada se o candidato atender às exigências estabelecidas neste Edital de Convocação e nos Critérios para Obtenção ou Renovação do TiSOBEST. As inscrições realizadas fora do prazo estabelecido e aquelas com documentação incompleta ou fora dos critérios estabelecidos no item 2 serão indeferidas, mediante comunicação por e-mail.

 

4. INSCRIÇÕES

A inscrição será efetivada somente para o candidato que atender às exigências estabelecidas nos Critérios para Obtenção ou Renovação do TiSOBEST e neste Edital de Convocação. As inscrições realizadas fora do prazo estabelecido e aquelas cuja documentação esteja incompleta ou fora dos critérios para titulação, serão indeferidas mediante comunicação escrita, via e-mail (enviada para o endereço de e-mail informado na inscrição). 

  1. As inscrições estarão abertas de 20 de fevereiro a 11 de maio de 2020 (ATENÇÃO: não haverá prorrogação da data).
  2. Os interessados deverão acessar o site da SOBEST® (http://www.sobest.org.br) no link CONCURSO PARA OBTENÇÃO OU RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA – TiSOBEST/ Requerimento de Inscrição.
  1. Preencher e imprimir o Requerimento de Inscrição.
  2. Efetuar o pagamento e imprimir o comprovante.
  3. Encaminhar o Memorial à SOBEST via Correio – postagem registrada, no endereço a seguir, até a data limite de 11 de maio de 2020, impreterivelmente, sendo considerada a data de postagem. 

SOBEST® – Associação Brasileira de Estomaterapia CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA – TiSOBEST – 01/2020.

Rua Antônio de Godói, 35 – Conj. 102 – Centro

São Paulo – SP – CEP 01034-001

OU

SOBEST® – Associação Brasileira de Estomaterapia CONCURSO PARA RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA – TiSOBEST – 01/2020.

Rua Antônio de Godói, 35 – Conj. 102 – Centro

São Paulo – SP – CEP 01034-001

 

  1. A taxa de inscrição para o concurso é de R$ 300,00 (trezentos reais).
  2. O depósito deverá ser efetuado no Banco ITAÚ (Banco 341), Agência 0037, conta corrente 77000-5, e uma cópia do comprovante deverá ser enviado no Memorial.
    1. A inscrição só será formalizada se o candidato atender às exigências estabelecidas nos “CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO OU RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA” descritas e hospedadas no site da SOBEST®.
    2. Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição em qualquer circunstância.

 

5. CALENDÁRIO DO CONCURSO E RESULTADOS

  1. O Concurso para obtenção ou renovação do TiSOBEST será composto por três fases:

1ª FASE – Análise do Memorial – documentado. 

2ª FASE – Prova escrita.

3ª FASE – Prova de habilidades (três estações).

  1. A 1ª FASE – Análise do Memorial, documentado, será realizada segundo os CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DO MEMORIAL detalhados nas Normas de Titulação, descritas e hospedadas no site da SOBEST®.
  1. Os resultados obtidos na Análise do Memorial serão enviados aos inscritos, por meio de e-mail até o dia 20/06/2019. Os candidatos que não obtiveram a pontuação > 50 pontos no memorial serão convocados para as provas escrita e de habilidades.
  2. A 2ª FASE – Prova escrita ocorrerá na época do I Congresso Paulista de Estomaterapia, a ser realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho de 2020. A prova será realizada no dia 12 de julho de 2020, das 8h30 às 11h30, em sala a ser confirmada via e-mail, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, localizado na Rua Dr. Éneas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César – São Paulo.
  3. A 3ª FASE – Prova de habilidades clínicas ocorrerá no dia no dia 12 de julho de 2020, das 12h às 16h, em sala a ser confirmada via e-mail, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, em um circuito com três estações, abordando as áreas de estomias, feridas e incontinências.
  4. A comunicação oficial do resultado final do CONCURSO PARA OBTENÇÃO OU RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA – TiSOBEST, estará disponível no dia 16 de julho de 2020, por e-mail e posteriormente, publicado no site Oficial da SOBEST®.
  5. A entrega dos certificados para os aprovados no CONCURSO PARA OBTENÇÃO OU RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA – TiSOBEST 01/2020 acontecerá, excepcionalmente neste concurso, via correio ou retirado pelo aprovado na sede da SOBEST® (agendar data e horário com a secretária da SOBEST®) a partir de 17 de julho de 2020.  

 

6. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

  1. ANÁLISE DO MEMORIAL: a pontuação máxima da avaliação do memorial é 60 pontos.
    1. O candidato que obtiver 50 pontos na análise do Memorial será considerado APROVADO e estará dispensado da Prova escrita e de Habilidades, obtendo automaticamente o TiSOBEST. 
    2. O candidato que obtiver entre 21 e 49 pontos na análise do Memorial estará HABILITADO automaticamente para participar da segunda e terceira fase – Prova escrita e Prova de Habilidades.
    3. O candidato cuja pontuação obtida na análise do Memorial for inferior a 20 pontos estará DESABILITADO e não participará da segunda e terceira fase.
  2. PROVA ESCRITA: a pontuação máxima da prova é 40 pontos.
  3. Na Análise do Memorial e da Prova escrita, o candidato necessita de 60 PONTOS por meio da soma aritmética dos respectivos resultados, para aprovação nessas fases.
  4. Na Prova de Habilidades o candidato necessita aprovação em 50% dos itens estabelecidos no check-list de avaliação de cada uma das estações clínicas. A avaliação será realizada por um avaliador em cada estação.
  5. Será APROVADO o candidato que obtiver no mínimo 60 pontos na somatória da pontuação do memorial + prova escrita e 50% de acertos dos itens em cada uma das três estações na Prova de Habilidades.

 

7. MEMORIAIS

  1. O memorial deverá ser acompanhado por cópia dos comprovantes e dividido em itens de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos pela SOBEST® (vide http://www.sobest.org.br/texto/47). A folha de pontuação do memorial deve ser preenchida pelo candidato.
  2. O Memorial TiSOBEST ficará arquivado na sede da SOBEST® por um período de 60 dias após a divulgação do resultado final.  
  3. O(a) participante do processo seletivo poderá solicitar, se tiver interesse, a devolução do memorial à SOBEST®. Para proceder a devolução do memorial, o(a) participante poderá solicitar o envio do mesmo pelos correios - e neste caso será de sua responsabilidade o pagamento das taxas de postagem ou poderá retirá-lo na sede da SOBEST® - neste caso, entrar em contato com a secretaria da SOBEST® para agendar  data e horário. Após o término deste prazo, os memoriais não postados/retirados serão descartados.  

 

São Paulo, 20 de fevereiro de 2020.

 

Profª Ms Ednalda Maria Franck  
Diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional SOBEST®

 

 

Profª Drª Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas  
Diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional SOBEST®

 

 

Profª Drª Maria Angela Boccara de Paula
Presidente SOBEST®

 

 

CALENDÁRIO TiSOBEST 01/2020

Inscrições para o concurso

20 de fevereiro a 11 de maio 

 

Último dia para postagem dos memoriais

11 de maio

 

Resultado da pontuação do memorial e convocação para a prova 

20 de junho

 

Prova escrita

12 de julho 

das 08h30 as 11h30

Prova de Habilidades

12 de julho

das 12h as 16h

Resultado do concurso

16 de julho

 

Cerimonia oficial de entrega dos títulos de especialista

A partir de 17 de julho

Via correio ou retirado pessoalmente na sede da SOBEST® (é preciso agendar data e horário com a secretaria)

 

Área do Associado