Pessoas com deficiência ganham novos serviços de saúde pelo SUS

O Ministério da Saúde anunciou no último dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a criação de 66 novos serviços de odontologia e ortopedia, com atendimento especializado às pessoas com deficiência. A estimativa da pasta é que mais de 1 milhão de brasileiros sejam beneficiados pela medida. Serão repassados mais de R$ 70 milhões por ano para custear os serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Do total dos 66 novos serviços, serão 20 Centros Especializados em Reabilitação (CER); 8 Centros Especializados para Pacientes com Doenças Raras; 7 Oficinas Ortopédicas; e 31 Centros Odontológicos (CEO).

O Ministério também lançou dois guias inéditos, com orientações para os profissionais de saúde que atuam nas áreas de odontologia e ortopedia: ‘Guia para Prescrição Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção’ e o ‘Guia de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência’. Os materiais serão disponibilizados na internet, na Biblioteca Virtual de Saúde, do Ministério da Saúde, e podem ser acessados pelos links:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_manutencao_orteses_proteses_auxiliares_locomocao.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atencao_saude_bucal_pessoa_deficiencia.pdf

A Sobest comemora a conquista destes pacientes e das entidades que lutam pelo direito ao cuidado e ao acesso à reabilitação, e mantém o compromisso de apoiar a ampliação destes direitos.

Área do Associado